A vice-presidente Kamala Harris planeja se encontrar pessoalmente neste fim de semana com os principais favoritos ao cargo de vice, enquanto ela se aproxima de uma decisão final sobre sua escolha, segundo duas fontes familiarizadas com o processo.
Harris deve fazer sua escolha na segunda-feira (5) antes de sua primeira aparição pública conjunta na terça-feira (6), na Filadélfia. A campanha de Harris também está planejando um anúncio nas redes sociais com a dupla, disseram à Reuters autoridades familiarizadas com o planejamento.
Os candidatos que ela vai encontrar incluem o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, o senador Mark Kelly, o governador de Minnesota, Tim Walz, o governador do Kentucky, o secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker, disseram as fontes.
A escolha de um vice é uma das decisões mais importantes da carreira política de Harris. Ela está preparando uma campanha para desafiar Donald Trump na eleição de 5 de novembro, depois que o presidente Joe Biden saiu da corrida no mês passado. Sua lista de candidatos inclui homens brancos com um histórico de ganhar eleitores rurais, brancos ou independentes.
A decisão de Harris também influencia a direção futura do partido democrata, elevando o candidato escolhido à frente da linha para futuras competições presidenciais.
Alguns candidatos da lista de pré-selecionados já remarcaram ou adiaram planos para os próximos dias, indicando que precisavam de algum tempo para uma entrevista cara a cara.
Shapiro, por exemplo, cancelou campanhas planejadas nos Hamptons neste fim de semana destinadas a arrecadar dinheiro para seu PAC, ou comitê de ação política. “Sua agenda mudou e ele não está mais viajando para os Hamptons neste fim de semana”, disse o secretário de imprensa Manuel Bonder.
O ex-procurador-geral Eric Holder e a firma de advocacia Covington & Burling foram contratados pela campanha de Harris para avaliar potenciais candidatos à vice-presidência.
Eles terminaram o trabalho e entregaram suas descobertas, disse uma fonte à Reuters.
Harris e seu novo companheiro de corrida devem embarcar em uma turnê de quatro dias pelos estados mais importantes na terça-feira (6) que os levará a outros seis locais, incluindo o oeste de Wisconsin, Detroit e Las Vegas. A primeira parada, Filadélfia, alimentou especulações de que Shapiro é um dos principais candidatos, mas a campanha alertou que a escolha pode não ter relação com o governador da Pensilvânia.
Normalmente, as campanhas começam a pensar na escolha de um vice-presidente depois que a eleição primária termina na primavera, dando-lhes meses para avaliar os candidatos e tomar uma decisão com base nos dados das pesquisas, personalidade e outros fatores, mas Harris foi forçada a fazer a escolha em menos tempo.
Compartilhe: