Professor explica importância de doações para fundo eleitoral nas eleições dos EUA


As doações para a campanha de Kamala Harris, provável candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, atingiram a impressionante marca de US$ 310 milhões em julho, mais que o dobro do valor arrecadado por Donald Trump no mesmo período.

O cientista político e professor Leandro Consentino, em entrevista ao Bastidores CNN, explicou a importância dessas doações e os desafios que a campanha de Harris enfrentará para manter os doadores mobilizados.

Consentino destacou que nos Estados Unidos, o peso dos recursos financeiros nas campanhas eleitorais é significativo.

“Lá nos Estados Unidos, cada anúncio que seja veiculado aí na televisão, no rádio precisa ser pago, então a importância desses recursos é fundamental”, explicou.

Diferenças entre os sistemas eleitorais brasileiro e americano

O especialista também apontou uma diferença crucial entre os sistemas eleitorais brasileiro e americano.

No Brasil, o acesso ao horário eleitoral gratuito na TV aberta é custeado pelo contribuinte. Já nos EUA, todos os custos de veiculação de propaganda eleitoral são de responsabilidade das campanhas.

Segundo Consentino, o expressivo volume de doações recebidas por Kamala Harris pode ser atribuído ao momento de ascensão da candidata após a renúncia de Joe Biden à candidatura à reeleição.

No entanto, o professor alerta que manter esse ritmo de arrecadação será um desafio complexo para a campanha democrata.

Estratégias para manter a mobilização dos doadores

“O desafio de manter esse momento é bastante complexo, não é fácil, vai ter que buscar outras estratégias”, afirmou Consentino.

Ele ressaltou que já possuir o dobro de recursos de Trump, um candidato veterano e ex-presidente, é um feito notável para a campanha de Harris.

O professor antecipou que os próximos eventos da campanha, como debates e a convenção do partido que oficializará a candidatura de Kamala Harris, serão cruciais para capitalizar a atenção dos democratas e potencialmente arrecadar mais recursos.

“A grande aposta dos democratas agora será a convenção que vai ungir a candidatura de Kamala Harris”, concluiu Consentino.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mini tamanduá pede colo e ganha carona da mamãe para desbravar mata

O mundo materno é realmente igual, só muda de endereço ou, como neste caso, de…

Rússia diz que sanções dos EUA são tentativa de dificultar exportações de gás

O governo russo declarou nesta sexta-feira (22) que as novas sanções dos EUA ao Gazprombank…

Criança de 11 anos é atingida por tiro de fuzil durante ação da PM no RJ

Moradores da região de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense,…