Cerca de 60 karatecas de Mato Grosso vão disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional, de 8 a 10 de agosto, na cidade de Curitiba, no Paraná.
A delegação embarca nesta terça-feira (6) para a 35ª edição da competição nacional, onde os representantes de Mato Grosso já foram mais de 20 vezes campeões no quadro geral de medalhas.
Os atletas do Estado estão inseridos em diversas modalidades, a exemplo do kata (formas), kumite (luta), Embu (demonstração de técnicas) e Fukugo (luta + gata).
As equipes se preparam há dois meses.
“Estamos indo com uma delegação menor dessa vez. A última delegação a gente foi com 82 atletas, mas estamos indo com uma delegação com atletas mais preparados dessa vez. Mato Grosso está aqui há vários anos. Dessas 35 edições do Campeonato Brasileiro, umas 26, Mato Grosso já levou campeão geral. Então a gente quer manter essa escrita e trazer para Mato Grosso novamente o título de campeão geral. Tanto no infantil juvenil quanto no adulto. Disse o Sensei Vladmir Zanca, da Federação de Karatê-Do Tradicional de Mato Grosso (FKTMT)”.
Com um diferencial, os karatecas mato-grossenses vêm mantendo esse desempenho há muito tempo.
“Mato Grosso sempre está entre os primeiros, para não dizer o primeiro colocado dentro das competições nacionais e internacionais. Sim, é uma consequência do nosso desempenho, da nossa revolução, da dedicação dos senseis (professores). Falou o Sensei Clóvis Cesar Astrissi, Presidente da Federação de Karatê Tradicional de Mato Grosso.
Falando em competições internacional, um trio feminino aqui do Estado é base da Seleção brasileira. As faixas pretas Nayara karoline Amarante de Amorim, Wildlayne Ferreira do Amarante e Letícia Miranda vão representar o Brasil no Mundial de karatê em Portugal. Somando os resultados das três são mais de 10 medalhas em mundiais.
“O Mato Grosso é celeiro da seleção brasileira nos campeonatos internacionais, tanto que no campeonato mundial que será realizado em Portugal, a maioria das equipes são compostas por integrantes de Mato Grosso, tanto nas categorias de equipe em duplas, são equipes de Mato Grosso, e esse ano está sendo instaurado agora a modalidade de Embu feminino que será representado por atletas de Mato Grosso, sendo a Nayara e a Letícia, por exemplo.