Nove integrantes da equipe da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) podem estar envolvidos no ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, disse a ONU nesta segunda-feira (5).
“Para nove pessoas, as evidências foram suficientes para concluir que elas podem ter se envolvido nos ataques de 7 de outubro”, disse o porta-voz adjunto Farhan Haq. Ele disse ainda que esses funcionários terão seus cargos rescindidos.
Haq disse que a investigação sobre o suposto envolvimento de 19 funcionários da UNRWA nos ataques foi concluída.
“O Escritório para Assuntos Internos da ONU fez constatações em relação a cada um dos 19 funcionários da UNRWA que foram acusados de estarem envolvidos nos ataques,” disse ele.
“Em um caso, o escritório não obteve provas que apoiassem as alegações de envolvimento do funcionário, enquanto em outros nove casos, as provas obtidas foram insuficientes para apoiar o envolvimento do integrante da equipe”, disse.
Haq disse que todos os nove indivíduos que a investigação concluiu que podem ter envolvimento eram homens. Ele não deu detalhes do que eles podem ter feito, mas disse: “Para nós, qualquer participação nos ataques é uma tremenda traição do tipo de trabalho que devemos estar fazendo em nome do povo palestino.”
As Nações Unidas iniciaram a investigação depois que Israel acusou 12 funcionários da UNRWA de terem participado nos ataques liderados pelo Hamas em7 de outubro. Os ataques desencadearam a guerra em Gaza.
Compartilhe: