A população de Sapezal tem enfrentado dias quentes e secos nos últimos meses com a chegada do inverno e a previsão é que esse clima perdure até meados de setembro tendo fim completamente somente em outubro com a chegada das chuvas em todo o estado do Mato Grosso conforme o histórico anual climático.
Esse clima contribui com a disseminação de diversas doenças principalmente as respiratórias, no entanto outras enfermidades também prejudicam a população, um exemplo é a conjuntivite que é muito comum nessa época do ano devido a maior concentração de poluentes no ar e menor lubrificação natural nos olhos nesse período.
A conjuntivite é uma incômoda doença que acomete a parte mais superficial do olho, a conjuntiva. A inflamação pode ocorrer por vírus, bactéria ou mesmo em decorrência de alguma alergia e pode acometer bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.
Casos de conjuntivite acontecem porque a doença é causada por um vírus com alto poder de disseminação e contaminação das pessoas. Daí, a situação comum de várias pessoas de uma mesma família apresentarem a doença. Além do rápido contagio dentro de casa também acontece nas creches, escolas e locais de trabalho.
Os principais sintomas da conjuntivite são intenso desconforto, sensação de areia nos olhos, secreção, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia, inchaço nas pálpebras e a coceira característica. Diversos pacientes em Sapezal relataram um mesmo sintoma que é o fato de acordarem pela manhã com os olhos “colados” decorrente da secreção causada pela doença.
Em geral, a conjuntivite é uma enfermidade fácil de ser tratada e pode durar cerca de uma semana, mas esse tempo pode variar de acordo com a inflamação causada nos olhos. A população de Sapezal tem procurado as UBSs onde realizam a consulta e saem com o diagnóstico e o tratamento a ser seguido conforme cada quadro.