Engana-se quem pensa que apenas as frutas, verduras e legumes contribuem para a reposição de vitaminas e minerais do nosso corpo. Segundo um estudo publicado em uma edição de 2021 do Asian Journal of Medical Sciences, as sementes possuem diversos benefícios para a alimentação humana, no entanto são poucos os estudos que dão a verdadeira importância a elas.
Para te convencer a incluir sementes na sua alimentação, o Primeira Página separou 4 opções presentes no estudo médico da Tennessee State University que têm benefícios comprovados para a sua saúde.
1 – Sementes de abóbora
As sementes de abóbora são ricas em fibras, ferro, magnésio, potássio, zinco e selênio e são consumidas no mundo há milhares de ano. Seus primeiros registros na alimentação foram feitos no México.
2 – Sementes de gergelim
As sementes de gergelim são uma boa fonte de proteína, fibra, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, selênio e antioxidantes. Isso significa que ela atua na prevenção de acúmulo de placa nas artérias regulando a pressão arterial.
3 – Sementes de girassol
Riquíssimas em ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e selênio, entre outros micronutrientes, as sementes de girassol são fontes de vitamina E possuindo, inclusive, alto teor de boas gorduras.
4 – Sementes de chia
Muito utilizadas em dietas de déficit calórico, as sementes de chia, fornecem uma boa dose de proteína, gorduras insaturadas, cálcio e zinco, além de muito ALA (ácido alfa-linolênico), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal) e fibras.