A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, realiza estrategicamente a entrega de frascos de hipoclorito de sódio para cerca de 28 cidades que enfrentam os principais efeitos da estiagem no estado. O produto serve para o tratamento de água para consumo humano.
Foram encaminhados 160 mil frascos da solução para os municípios localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus, Madeira e Alto Solimões. O total de frascos distribuídos entre o período de janeiro a julho deste ano é de 4 milhões.
A entrega do hipoclorito às cidades é realizada ao longo do anos.
O produto deve ser pingado duas vezes para cada litro de água. O consumo deve ocorrer após 30 minutos.
Ainda, a administração do insumo é reforçada com antecipação e planejamento pela fundação, para que assim aconteça o projeto. Tal organização é realizada visando que as comunidades mais afetadas do interior do estado sejam contempladas pelos recursos e o suporte necessários para que os impactos da estiagem sejam reduzidos.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os frascos são gerenciados de forma planejada, para que haja um controle do produto com as necessidades de cada cidade.
Vale destacar que a antecipação da distribuição é estratégica e voltada aquelas cidades que mais sofrem os impactos da estiagem. Neste ano, os municípios que receberam o produto antecipadamente foram Apuí, Amaturá, Atalaia do Norte, Borba, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Canutama, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Juruá, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santo Antonio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Tapauá.
Compartilhe: