Uma nova pesquisa do Pew Research Center não encontra um líder claro nacionalmente na corrida presidencial americana entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump, em meio a “sinais claros de que Kamala energizou os eleitores democratas“.
Na última pesquisa do Pew, 46% dos eleitores registrados apoiam Kamala, 45% apoiam Trump e 7% apoiam Robert F. Kennedy Jr. — uma mudança em relação à pesquisa de julho do Pew, quando Trump tinha uma vantagem de 4 pontos sobre o presidente Joe Biden.
Maiorias de tamanho semelhante de apoiadores de Kamala e de Trump agora dizem que são fortes apoiadores de seu candidato escolhido (64% dos apoiadores de Trump e 62% dos apoiadores de Kamala dizem isso).
Em julho, havia uma lacuna maior: apenas 43% dos apoiadores de Biden disseram que apoiavam fortemente seu candidato escolhido, em comparação com 63% dos apoiadores de Trump.
A pesquisa descobre que a maioria dos ganhos de Kamala ocorreu às custas de Kennedy.
A grande maioria dos antigos apoiadores de Biden agora apoiam Kamala (97%) e Trump também manteve a maioria de seus apoiadores de julho (95%).
Mas apenas 39% dos eleitores que apoiaram Kennedy em julho ainda dizem que o apoiam, revela a pesquisa, com 39% agora apoiando Kamala e 20% agora apoiando Trump.
A pesquisa não testou uma versão frente a frente da corrida sem Kennedy incluído.
A Pew descobre que Kamala melhorou o desempenho de Biden com eleitores em vários subgrupos importantes, com o apoio a Trump permanecendo amplamente estável desde julho:
- 49% das eleitoras a apoiam, com 42% apoiando Trump (em julho, 40% apoiaram Biden e 40% Trump)
- 77% dos eleitores negros a apoiam, com 13% apoiando Trump (em julho, 64% apoiaram Biden e 13% Trump);
- 57% dos eleitores com menos de 30 anos a apoiam, com 29% apoiando Trump (em julho, 48% apoiaram Biden e 28% Trump)
A pesquisa do Pew Research Center entrevistou 7.569 eleitores registrados de 5 a 11 de agosto, usando um painel online representativo nacionalmente.
Os resultados da amostra completa têm uma margem de erro de cerca de 1,4 pontos percentuais.
Compartilhe: