Toda semana, trazemos aqui, no Primeira Página, tudo sobre o mundo das cervejas para os amantes de uma “bem gelada”. Mas, você sabe qual foi a primeira cervejaria artesanal do Brasil? Conheça a história por trás da Cervejaria Canoinhense.
Esse é o tema do episódio desta semana do podcast Cerveja pra descontrair, exibido nas rádios Centro América FM e Morena FM, o beer sommelier Elvio Resende. (Ouça o áudio abaixo)
A Cervejaria Canoinhense foi fundada em 1908 e é provavelmente a primeira cerveja artesanal do país.
Criada pela família Loeffler, durante muito anos a empresa teve à frente Rupprecht Loeffler, considerado um patrono da cerveja brasileira.
Ele faleceu aos 93 anos, em 5 de junho de 2011 e a partir dessa data, o dia ficou conhecido como o Dia da Cerveja Brasileira; data instituída em 2012 para ressaltar a importância da bebida, considerada paixão nacional, e homenagear Rupprecht, que fez tanto pelo mercado no país.
A cervejaria se tornou um ícone e também uma referência para todos que estão no segmento. A fabricante produz duas cervejas que ficaram muito famosas: a escura Nó de Pinho e a clara Jahu.
A produção das cervejas Canoinhenses tem como base a escola alemã, usando ingredientes como malte de cevada, lupo, levedura e água.
Veja dicas sobre sabores, degustação e harmonização, no Cerveja pra descontrair exibido nas rádios Centro América FM e Morena FM.
-
Descubra qual é uma das principais cervejas artesanais da história
-
Não confunda lambic com alambique! PP explica estilo de cerveja belga
-
Você tem tomado cerveja no copo sujo e nem sabia