animais são encontrados mortos nos incêndios


A seca e os incêndios que atingem o Pantanal afeta de forma direta os animais. Equipes tentam conter o aumento de áreas queimadas e o cenário é preocupante. Nesta sexta-feira (16) Muitos animais foram encontrados mortos como duas Antas, um Veado Campeiro e diversos Jacarés, Serpentes, Sapos, entre outros repteis e anfíbios. Os animais machucados foram levados para tratamento.

O ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) Realiza o monitoramento dos impactos dos incêndios sobre a fauna silvestre e comanda operação para o atendimento juntamente com servidores do Ibama e o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres).

Veado Campeiro morto no Pantanal ( Foto: ICMBIO)

Em uma das ocorrências houve um resgate aéreo de um Cervo do Pantanal filhote e uma Anta adulta com as quatro patas queimadas. Estes resgates foram realizados com helicópteros do exército e os animais destinados a um centro especializado.

Segundo o Instituto o fogo que atinge o Parque Nacional está controlado, com brigadistas realizando vigilância. Na região de Porto Conceição em Cáceres, o incêndio também está controlado, com poucos focos ativos isolados, porém sem perspectiva de propagação. Em Barão de Melgaço, houve combate ao incêndio que atinge a RPPN Sesc Pantanal e a Terra Indígena Perigara.

Anta morta pelo incêndio (Foto: ICMBio)
Anta morta pelos incêndios (Foto: ICMBio)

O comandante da fauna do Icmbio Érico Kauno, conta que os dados apresentam uma das piores secas do Pantanal, e que o MapBiomas mostra que a quantidade de água tem diminuído ano após anos. Apesar da seca ainda pode ser encontrados vários pontos com água.

Animal morto por conta das queimadas no Pantanal (Foto: ICMbio)
Animal morto por conta das queimadas no Pantanal (Foto: ICMbio)

O comandante Érico explica que no Porto Jofre havia incêndio em uma fazenda do lado do Parque Nacional do Pantanal que está controlado. Com o monitoramento de fauna, Érico informou que não foram encontrados muitos animais afetados, entretanto, havia cinco jacarés, algumas cobras e sapos. Na região nenhum mamífero foi encontrado afetado até o momento.

  1. Mato Grosso apresenta queda na taxa de desemprego

  2. Arena de Educação oferece 150 vagas para estudantes: veja como se inscrever

  3. Seca força 4 cidades de MT a decretarem emergência

  4. IFMS tem mais de mil vagas abertas para cursos técnicos





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataques russos danificaram 321 instalações portuárias da Ucrânia, diz Zelenskiy

Ataques de drones e mísseis russos danificaram 321 instalações de infraestrutura portuária ucraniana desde julho…

Homem é flagrado com 458 perucas e 107 quilos de cabelo humano em MS

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (22) com R$ 920 mil em…

Homem encontra irmã desaparecida há mais de 40 anos em SC; veja vídeo

Dois irmãos, que estavam se procurando há mais de 40 anos, se reencontraram no interior…