Nova onda de calor chega a MT neste domingo e termômetros batem 41º C

onda de calor


A onda de calor prevista para Mato Grosso começa neste domingo (18) e segue até 22 de agosto. As temperaturas vão subir muito em diversas cidades. O estado está em alerta amarelo por causa do calor e da baixa umidade que chega a apenas 14% (o recomendado é acima de 60%).

Mapa mostra regiões do país que serão atingidas pela onda de calor (Foto: Divulgação)

A agência Climatempo prevê a alta nas temperaturas, com máximas de 41ºC e mínima de 25ºC neste domingo (18) em Cuiabá. Não há previsão de chuva e sol será forte com poucas nuvens no céu.


Em Chapada dos Guimarães, a 65 km da Capital, a previsão é de sol forte o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. A temperatura deve variar entre mínima de 22°C e máxima de 39°C. A umidade do ar vai ficar entre 15% e 33%.

Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, a umidade vai ficar entre 15% e 49%. Já os termômetros vão marcar entre 29°C e 40°C. A previsão é de sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.   

No Norte do Estado, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, a previsão é de sol com algumas nuvens e não chove. A temperatura fica entre 22°C e 40°C, com a umidade variando entre 22% e 64%. 

sol cuiaba
Cuiabá é uma das capitais mais quentes do país (Foto: Reprodução)

Cuidados especiais

  • Evite exposição ao sol
  • Tome muito líquido
  • Evite praticar exercícios físicos entre 10h e 17h
  • Use soro fisiológico nas narinas para hidratação

Impactos na saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o calor impacta principalmente as pessoas que estão em grupos de vulnerabilidade, como idosos, crianças  e pessoas em situação de rua.

Os profissionais que trabalham expostos na agricultura, construção civil e trabalhadores manuais, além de pessoas com doenças neurológicas, cardiovasculares, pulmonares renais e diabetes, apresentam maior vulnerabilidade às variações climáticas.

A temperatura média do corpo humano costuma variar entre 36º e 37º C. Quando estamos sob altas temperaturas, o corpo sofre estresse térmico e perde a capacidade de regular e manter a temperatura corporal normal.

Idoso com calor
Idosos e crianças são vulneráveis ao calor. (Foto: Reprodução)

Ao chegar aos 40ºC, o corpo passa por um processo chamado de “insolação”, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Nesse processo, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo.

Com isso, uma pessoa pode ter sintomas como tontura, dor de cabeça, náusea, pele quente e seca, e ter dificuldades na respiração. O calor intenso no corpo pode agravar doenças cardiovasculares e respiratórias, levando a quadro mais graves e até a morte.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

COP29 fecha acordo de US$ 300 bilhões para financiamento climático

Os países participantes da COP29 concordaram neste sábado (23), no Azerbaijão, sede da cúpula, com…

PF faz operação contra venda de arma de fogo na Bahia

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público da Bahia, realizou uma operação para…

MIS vai exibir curtas e longas em sessões gratuitas; veja quando

A partir do tema “Viver com Dignidade é Direito Humano”, a 14ª Mostra Cinema e…