O alerta climático que indica uma forte onda de calor em Mato Grosso exige cuidados redobrados com a conta de energia. É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados podem causar um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.
A nova onda de calor chegou a Mato Grosso neste domingo (18) e segue até 22 de agosto. As temperaturas vão subir muito em diversas cidades. O estado está em alerta amarelo por causa do calor e da baixa umidade que chega a apenas 14% (o recomendado é acima de 60%).
Conforme a concessionária de energia de Mato Grosso, os aparelhos trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais. Por isso, é preciso uma ação mais forte pra evitar gastos elevados num período de clima tão extremo.
Para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso. Por exemplo, tem geladeira e um freezer na área de lazer, ou um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles pra reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor.
Já no caso do ar, acionar o mínimo possível. Ou seja, você pode ligar até o quarto ficar gelado e depois usar só o ventilador, que consome menos energia. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A pois são mais eficientes.
Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês:
Ar-condicionado
● Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
● Mantenha os filtros limpos.
● Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
● Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
● Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
Geladeira
● Evite deixar a porta aberta.
● Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
● Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
● Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
● Não forre as prateleiras.
● Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.