Um helicóptero, uma embarcação e cinco mil litros de combustível para aviação, que possivelmente eram usados por narcotraficantes, foram apreendidos no Amazonas durante uma operação conjunta entre a Polícia Milita e a Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
A ação foi realizada em uma área de mata, no município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), e resultou ainda na prisão de três pessoas, um homem de 51 anos e os dois filhos dele, de 28 e 18 anos.
Outros três suspeitos, que seriam o piloto, o mecânico e um dos chefes do grupo, conseguiram fugir ao terem notado a presença dos policiais.
No acampamento, onde o grupo se escondia, os policiais encontraram motores usados na embarcação, antenas para sinal de internet, gerador de energia, freezers com alimentação para o grupo, e os galões de combustíveis, entre outros utensílios.
O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Pedro Moreira, informou que a aeronave é suspeita de ser usada por narcotraficantes no escoamento de drogas, nos municípios do médio e alto Solimões, entre eles, Benjamim Constant, localidade, onde no último dia 2 de agosto uma ação integrada entre a Polícia Civil e Militar localizou cerca de 4,3 toneladas de entorpecentes, entre cocaína e pasta-base de cocaína.
O coronel informou que a localização da aeronave ocorreu, na última sexta-feira (16), a partir de informações repassadas pela PC-AM, por meio da 57ª Delegacia Interativa de Polícia de Alvarães (DIP). Conforme o delegado da unidade, Marcelo Lopes, as informações indicavam que após a apreensão e prisões em Benjamin Constant, o mesmo grupo suspeito foi visto na localidade pertencente à Alvarães.
“Nossa equipe de investigação recebeu informes sobre possíveis heliportos utilizados por aeronave como ponto de abastecimento clandestino visando o escoamento de drogas. A partir daí, realizamos algumas ações, uma delas foi o intercâmbio de informações com a Polícia Civil de Tefé, juntamente com o 3º Batalhão de Polícia Militar, foi possível cruzar dados e obter indícios de autoria suficientes para culminar nessa operação”, informou o delegado.
Compartilhe: