Mato Grosso do Sul parece estar em cima de uma verdadeira gangorra quando se fala em condições climáticas. É um tal de sobe e desce na temperatura, que nem o calorão que vem batendo recordes, esta semana, conseguirá impedir o frio de voltar ao estado.
Na próxima quinta-feira (22), o tempo promete virar, de novo. Uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical no mar, vai avançar sobre o país, trazendo chuva e derrubando as temperaturas em MS.
A massa de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a do início de agosto, mas será suficiente para provocar uma queda legalzinha nas mínimas e máximas, principalmente a partir de sexta.
-
Calor extremo coloca MS em emergência pela primeira vez em 2024
Mas, calma! Essa nova frente fria não deve afetar os termômetros de forma significativa em todo o estado. As regiões centro e sul é que devem sentir mais o impacto.
Ponta Porã, por exemplo, que começou a semana com máxima prevista de 36°C, nesta segunda (19), não deve marcar mais do que 19°C, na sexta, e 15°C no sábado e domingo (25). Na segunda, a mínima esperada na cidade é de 8°C, mas a máxima já volta para 19°C.
Em Dourados a situação será bem parecida, com mínima de 14°C e máxima de 21°C sexta. Há previsão de chuva para o período da noite, que ajuda a derrubar mais a temperatura no sábado: a máxima não deve passar dos 17°C. A mínima no domingo será de 10°C e de 11°C na segunda.
E em Campo Grande… vai fazer frio?
Mais ou menos! A temperatura cai sim: a máxima de 37°C, prevista para quinta, cai pra 29°C, na sexta. No sábado a temperatura não passa dos 26°C e domingo faz até 24°C. A mínima nestes dias fica entre 13°C e 14°C.
Na terça, dia 27, a temperatura volta a subir em todo o estado.