Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, está discursando no segundo dia da Convenção Nacional do Partido Democrata, que acontece nesta terça-feira (20) em Chicago.
“Há algo maravilhosamente mágico no ar, não é?” disse Michelle, chamando o apoio a Kamala de “um sentimento familiar que foi enterrado por muito tempo”.
“América, a esperança está voltando”, ela acrescentou durante seu discurso no evento.
A ex-primeira-dama disse que o país tem “a chance de vencer os demônios do medo, da divisão e do ódio que nos consumiram e continuar perseguindo a promessa inacabada desta grande nação, o sonho pelo qual nossos pais e avós lutaram, morreram e se sacrificaram”.
Michelle subiu ao palco sob aplausos estrondosos em sua cidade natal, Chicago.
Michelle apoiou a vice-presidente Kamala Harris ao lado do marido, Barack Obama, em um vídeo no mês passado.
“Estou orgulhosa de você. Isto vai ser histórico. E a energia lá fora, quero dizer, realmente mudou o jogo de uma forma importante, e isso é por sua causa. Nós te apoiamos”, disse Michelle no vídeo.
A ex-primeira-dama é uma figura relevante para o Partido Democrata.
Uma pesquisa realizada no início de julho, quando Joe Biden ainda era candidato à reeleição, mostrou que Michelle venceria um confronto hipotético contra Donald Trump nas eleições de 2024.
Barack Obama discursou logo após Michelle.
Ataque a Trump
Michelle disse que Donald Trump tentará atacar Kamala Harris durante a disputa — algo que ela afirmou têm experiência pessoal.
“Durante anos, Donald Trump fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar fazer as pessoas nos temerem. Sua visão limitada e estreita do mundo o fez se sentir ameaçado pela existência de duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que por acaso são negras”, disse.
“Quem vai dizer a ele que o emprego que ele está procurando atualmente pode ser apenas um desses empregos para negros?” ela acrescentou.
Obama continuou a criticar as políticas de Trump, como tirar a liberdade reprodutiva e cortar a assistência médica.
Ela disse que Trump se aprofundou em “mentiras feias, misóginas e racistas como um substituto para ideias e soluções reais que tornarão a vida das pessoas melhor”.
Homenagem à memória da mãe
Michelle Obama disse que decidiu falar na Convenção Nacional Democrata nesta terça-feira (20) para homenagear sua mãe e os sacrifícios que ela fez.
Ela disse que a última vez que esteve em sua cidade natal, Chicago, onde a convenção está sendo realizada, foi quando sua mãe morreu.
“Eu nem tinha certeza se seria firme o suficiente para ficar diante de vocês esta noite. Mas meu coração me obriga a estar aqui, por causa do senso de dever que sinto em honrar sua memória e nos lembrar de não desperdiçar os sacrifícios que nossos mais velhos fizeram para nos dar um futuro melhor.”
Ela se lembrava de sua mãe como alguém que ajudava os outros, se voluntariando na escola local e ajudando crianças da vizinhança. Esses valores, ela disse, foram incorporados nela agora.
Kamala como “uma das pessoas mais qualificadas” para disputa
Michelle ainda conectou Kamala em uma homenagem às mães americanas durante seu discurso: “Ela é uma das pessoas mais qualificadas a concorrer ao cargo de presidente, e ela é uma das mais dignas. Uma homenagem à mãe dela, à minha mãe e à sua mãe também.”
A ex-primeira dama acrescentou: “Embora nossas mães tenham crescido em um oceano de distância, elas compartilhavam a mesma crença na promessa deste país. É por isso que sua mãe se mudou da Índia aos 19 anos.”
“Ela costumava dizer à filha: ‘Não fique sentada reclamando, faça alguma coisa’”, disse Obama.
Ela contou como Kamala era uma estudante na Universidade Howard — uma universidade historicamente negra — e depois cursou a faculdade de direito.
“E então ela foi trabalhar para o povo”, disse Obama, “de uma família de classe média, Kamala trabalhou seu caminho até se tornar vice-presidente dos Estados Unidos da América. Minha garota Kamala Harris está mais do que pronta para este momento. Ela é uma das pessoas mais qualificadas a concorrer ao cargo de presidente.”
Chamada para eleitores indecisos
Michelle, durante o discurso, fez uma chamada para eleitores indecisos: “Não me importa como você se identifica politicamente, se você é um democrata, republicano, independente ou nenhum dos anteriores. Este é o nosso momento de defender o que sabemos em nossos corações ser certo.”
Ela alertou os democratas para não serem sugados pela euforia da semana da convenção sem trabalhar.
“Não podemos ceder às nossas ansiedades sobre se este país irá eleger alguém como Kamala em vez de fazer tudo o que pudermos para eleger alguém como Kamala”, disse.
Michelle pediu aos americanos que votassem em Kamala Harris e Tim Walz porque não há “outra escolha”. E alertou as pessoas para não desistirem, pois a chapa democrata enfrenta uma “batalha difícil” com menos de três meses antes do dia da eleição.
“Cabe a nós lembrar o que a mãe de Kamala disse a ela: ‘Não fique sentada reclamando. Faça alguma coisa’”, ela acrescentou sob gritos que repetiam: “Faça algo”.