Caminhão com 52 cabeças de gado irregulares é apreendido na fronteira com a Bolívia


Um caminhão com 52 animais bovinos sem procedência sanitária, provenientes da Bolívia, foi apreendido após um drone do Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) registrar o momento em que o veículo atravessa a fronteira com Mato Grosso, com destino a Cáceres, a 220 km de Cuiabá. (Veja vídeo abaixo)

A apreensão foi feita em flagrante na última segunda-feira (19), na propriedade onde os animais seriam deixados.

A operação durou 30 dias e contou com o trabalho em conjunto de fiscais do Indea-MT, da Receita Federal e policiais do Gefron (Grupo Especial de Fronteira).

De acordo com o Indea, como medida sanitária protetiva à saúde humana e o rebanho mato-grossense, todas as 52 vacas apreendidas foram abatidas e enterradas, conforme determina a Lei de Defesa Sanitária Animal 10.486 de 2016 e os tratados internacionais do Brasil com a OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal).

MT é livre da febre aftosa

Vale lembrar que em março deste ano, Mato Grosso foi reconhecido nacionalmente pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) como livre de febre aftosa sem vacinação, certificação que é fruto de mais de 30 anos de campanhas contra a doença, que ainda circula por países vizinhos.

Os 52 animais bovinos estavam sem procedência sanitária. (Foto: Gefron)

Além do maior rebanho bovino do país, o estado também tem uma das melhores genéticas e o comércio de matrizes e reprodutores puros de origem ou com certificado especial de inspeção e produção.

A associação dos criadores de Mato Grosso faz parte do plano nacional de vigilância contra a aftosa desde sua criação em 2017.

Conforme a presidente do Indea, Emanuele Gonçalina de Almeida, o reforço da fronteira é um dos pilares da proteção do gado do estado mato-grossense e a utilização de drones serviu para confirmar a entrada irregular do caminhão com o gado sem procedência sanitária no país.

  1. MS, MT e 15 estados estão livres de febre aftosa sem vacinação





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pedido de prisão de Netanyahu deve ser “ponto de virada“, dizem agências

Diversas agências humanitárias alertaram que a comunidade internacional deve apoiar a decisão do Tribunal Penal…

Câmeras de ônibus flagram dois suspeitos pela execução de delator em Guarulhos

Dois homens, apontados pela polícia como os executores do empresário Antonio Vinicius Gritzbach, delator assassinado…

Com Bolsonaro, quem são os outros do clã indiciado por golpe de Estado

A PF (Polícia Federal) indiciou um verdadeiro clã por tentativa de golpe de Estado nesta…