Foto de satélite mostra MT coberto de fumaça; veja municípios mais afetados


Foto de satélite desta sexta-feira (23) mostra a quantidade de fumaça que está sob Mato Grosso. A imagem é um retrato das consequências de altas temperaturas e dos quase 8 mil focos de calor.

Mato Grosso é o estado brasileiro com mais focos de calor registrados neste mês de agosto. Conforme o BDQueimadas, sistema de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), do dia 1º até esta sexta-feira (23) foram registrados 7.762 focos.

Mato Grosso visto de cima, coberto por fumaça. (Foto: Reprodução)
  1. MT é o estado com mais focos de calor do Brasil; município decreta emergência

O portal de monitoramento divulgou um gráfico com as cidades que mais concentram fumaça oriunda dos incêndios. Veja lista dos 5 municípios mais afetados pela fumaça:

  • Barão de Melgaço – 710 focos de calor
  • Colniza – 668 focos de calor
  • Aripuanã – 344 focos de calor
  • Nova Nazaré – 314 focos de calor
  • Campinápolis – 311 focos de calor
queimadas mt
Cidades com mais focos de incêndio desde do dia 1º de agosto. (Foto: Reprodução)

Cuiabá completa 128 dias sem chuva. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação A previsão de chuva é a partir do dia 22 de setembro. A estiagem severa deixa um rastro de destruição no estado.

A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190. Veja abaixo um vídeo que mostra o céu nas primeiras horas do dia em Cuiabá nesta sexta-feira (23):

Saúde em risco

A seca em Mato Grosso tem deixado as cidades encobertas por grande quantidade de fumaça e o pneumologista Clóvis Botelho alerta que as queimadas das vegetações emitem gases altamente tóxicos para as vias respiratórias, assim como as de lixo urbano que emitem substâncias cancerígenas.

No vídeo abaixo ele alerta que as queimadas das vegetações podem provocar ou agravar doenças respiratórias, e que não existe forma de se proteger da fumaça e das poluições, então a orientação para que as pessoas procurem ficar em ambientes fechados e climatizados, além de aumentarem o consumo de água.

Sobre os gases, o médico esclarece que seus efeitos são mais agudos. Quando inalados em grande quantidade, a toxina pode causar uma espécie de queimadura na via aérea. Tudo depende do tempo de exposição e quantidade de gás inalado. Os danos podem ser graves, agudos e causar a morte.

“É importante falar também sobre as queimadas dos lixos urbanos. As pessoas juntam lixo no quintal, que além de folhas de árvores, plástico, e queimam. Esses materiais se transformam em fumaça e emitem substâncias cancerígenas. O efeito é muito pior”, alerta.

Segundo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível de umidade no ar para conforto humano é em torno de 60%. Devido as altas temperaturas, é necessário beber muita água e usar roupas mais leves é imprescindível, assim como o protetor solar.

  1. MT é o estado com mais focos de calor do Brasil; município decreta emergência

  2. Temporada de incêndios: pneumologista faz alerta sobre perigo de gases tóxicos

  3. Incêndio fecha parque e tranca avenida em MS; veja vídeos

  4. 12 gatos morrem queimados durante incêndio em terreno usado como abrigo





Fonte do Texto

VEJA MAIS

3 vítimas de acidente na Estrada da Guia permanecem internadas em Cuiabá

Três vítimas que ficaram feridas em acidente na Estrada da Guia, nesta sexta-feira (22), em…

Opositores denunciam novo cerco policial a embaixada na Venezuela; Itamaraty monitora situação

Opositores venezuelanos que estão asilados na embaixada argentina em Caracas denunciaram na noite deste sábado…

PF extradita foragido da justiça do Paraguai para o Brasil

A Polícia Federal extraditou para o Brasil na última sexta-feira (22) um homem foragido da…