brigadista do Ibama morre durante combate a incêndio no Xingu

WhatsApp Image 2024 08 26 at 08.50.05


Imagens impressionantes do fogo se alastrando pelo território indígena Capoto/Jarina, no Xingu – região da Amazônia Legal em Mato Grosso – são o retrato da destruição provocada pelos incêndios florestais. Nesta segunda-feira (26) foi confirmada a morte de um brigadista do Ibama durante o combate aos focos. O vídeo abaixo mostra a dimensão da situação:

O brigadista estava desaparecido desde as 11h desse domingo (25). O corpo foi encontrado nesta segunda-feira (26) na Terra Indígena em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, que foi destruída pelas chamas. A identidade do brigadista não foi divulgada pelo Ibama.

Os indígenas pedem ajuda. Conforme o Instituto Raoni, são apenas 42 brigadistas pra uma área de 635 mil hectares – maior que todo o Distrito Federal.

Brigadistas do Ibama durante a ação de combate ao fogo no Xingu (Foto: Are Yudjá e Matsi Txucarramãe)

O cacique Megaron Txucarramãe, sobrinho do cacique Raoni, gravou um vídeo pedindo ajuda aos bombeiros, Ibama e Funai. Segundo ele, a situação na região se agravou nos últimos 10 dias. Seriam muitos focos e pouca estrutura. Veja abaixo:

O Instituto Raoni informou que este ano os focos se espalharam mais cedo que o normal. Geralmente, o pico é em setembro.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o combate no Xingu é de responsabilidade da União, e para que os militares atuem, é preciso que haja pedido oficial.

Outra morte

Na última quinta-feira (22) o funcionário de uma fazenda morreu enquanto ajudava no combate a um incêndio de grande proporção que atingiu uma área de canavial próxima da BR-163, na zona rural de Itiquira, a 359 km de Cuiabá.

A área está localizada após a ponte sobre o Rio Correntes, que dá acesso à Rondonópolis, a 218 km da capital. A vítima foi identificada como Paulo Henrique Pereira Souza.

De acordo com a Polícia Civil, um caminhão-pipa transportava dois funcionários, sendo o motorista, que conseguiu escapar das chamas, e o ajudante, que tentou fugir, mas acabou correndo sendo atingido pelo incêndio.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mesa da plenária da Reunião de Cúpula do G20 é doada para escolas municipais

O G20 deixará um legado importante para a educação do Rio de Janeiro. As mesas…

Sem tempo para cozinhar? Chef Bruna Lopes dá 3 dicas deliciosas

Quem tem uma vida corrida e ainda precisa fazer comida em casa sabe bem como…

Força Aérea da Ucrânia diz ter derrubado mais de 60 drones lançados pela Rússia

As defesas aéreas da Ucrânia derrubaram 64 drones russos de um total de 114 lançados…