Os atletas Érika Zoaga e Arthur Silva que representam Mato Grosso, chegaram a Paris, para competir nos Jogos Paralímpicos, que começam nesta quarta-feira (28). Eles disputam as provas de judô paralímpico na categoria J1 (cego total), que serão realizadas entre os dias 05 a 07 de setembro.
O judô é uma das modalidades mais vitoriosas para o Time Brasil, com 25 medalhas conquistadas. São 5 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze, segundo os dados do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). O Brasil conta com 280 atletas nos jogos de Paris.
Érika, de 36 anos, faz parte da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), e disse estar muito feliz, pois a participação nas Olimpíadas é a realização de um sonho.
Arthur Silva, de 33 anos, atleta do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), também é destaque na delegação.
Assim como Érika, o esportista conquistou sua vaga na equipe da Seleção Brasileira de Judô após uma temporada de Grand Prix (GPs) pelo mundo, acumulando vitórias importantes nas competições. Esses torneios contribuíram para seu ranking mundial, essencial para a classificação para os Jogos Paralímpicos.
Ambos podem receber o Prêmio Olímpico de R$ 30 mil, que é concedido pela convocação para as Paralimpíadas, pelo Governo do Estado. Caso conquistem medalhas, o prêmio pode chegar a R$ 100 mil.
A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 será realizada na quarta-feira (28) às 14h. O evento ocorrerá com 4.400 atletas em desfile pela avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. A transmissão da abertura será no sportv2.
-
Cuiabá é atropelado pelo Palmeiras e divide a lanterna
-
Parcerias aumentam interesse em esportes de areia no Centro-oeste
-
5 atletas pra você ficar de olho nas Paralimpíadas de Paris