Israel resgata refém de 52 anos de túnel do Hamas em “operação complexa“ em Gaza

CNN Brasil


O Exército israelense disse, nesta terça-feira (27), que, em uma “operação complexa” no sul de Gaza, resgatou um refém de 52 anos mantido pelo Hamas desde 7 de outubro.

Kaid Farhan Al-Qadi, um cidadão israelo-beduíno de Rahat, no sul de Israel, foi resgatado de um túnel no sul de Gaza por forças israelenses, disse um porta-voz militar israelense à CNN.

“Ele está em uma condição médica estável e está sendo transferido para exames médicos em um hospital”, disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI) em uma declaração.

“Sua família foi atualizada com os detalhes, e as FDI os estão acompanhando”, completou.

As tropas identificaram a localização de Al-Qadi a partir de uma informação de inteligência bem-sucedida, disse Daniel Hagari, porta-voz do exército israelense. Ele acrescentou que o corpo de inteligência de Israel e o quartel-general dos reféns estão trabalhando “dia e noite” para encontrar informações sobre os reféns ainda detidos pelo Hamas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversou com Al-Qadi e elogiou as FDI, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

“Estamos trabalhando incansavelmente para devolver todos os nossos reféns”, disse o comunicado. “Estamos fazendo isso de duas maneiras principais: negociações e operações de resgate. Os dois juntos exigem a nossa presença militar no terreno e uma pressão militar constante.”

O Fórum de Famílias de Reféns, que faz campanha pela libertação de reféns mantidos pelo Hamas em Gaza, comemorou o retorno do pai de 11 filhos.

“O retorno de Kaid para casa é nada menos que milagroso”, disse. “No entanto, devemos lembrar: as operações militares sozinhas não podem libertar os 108 reféns restantes, que sofreram 326 dias de abuso e terror.”

Mais de 200 pessoas foram feitas reféns pelo Hamas durante o ataque do grupo na fronteira com Israel em 7 de outubro, que também deixou mais de 1.200 israelenses mortos.

Mais de 100 desses reféns permanecem em cativeiro em Gaza, em meio à guerra israelense contra o Hamas que matou mais de 40 mil palestinos e feriu mais de 92 mil, de acordo com o Ministério da Saúde do território.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que uma operação “ousada e corajosa” levou ao resgate de Al-Qadi.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, disse que estava “muito feliz” com a atualização.

Na semana passada, os corpos de seis reféns israelenses foram recuperados de Gaza durante uma operação militar noturna em Khan Younis, disseram autoridades israelenses.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump escolhe ex-assessora Brooke Rollins para secretária de Agricultura

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump nomeou a ex-assessora política, Brooke Rollins, como…

Casal é encontrado morto, amarrado e com sinais de violência em SC

Um casal foi encontrado morto na tarde deste sábado (23) em Itajaí, litoral de Santa…

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…