Diarreia e vômito lotam postos de Campo Grande; sentiu? Saiba onde ir


Os atendimentos em unidades de urgência e emergência dobraram nas últimas duas semanas, conforme informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A maioria dos pacientes apresenta sintomas de diarreia e vômito.

Upa Santa Mônica em Campo Grande. (Foto: José Aparecido)

Nesta sexta-feira (30), a Sesau divulgou um comunicado oficial informando que os atendimentos ultrapassaram a média diária nas unidades.

Em períodos regulares, os atendimentos diários chegavam a 2 mil; nas últimas duas semanas, a média ultrapassou 4 mil atendimentos diários.

“A maioria dos pacientes é de adultos, sem queixas de doenças respiratórias, mas com sintomas gastrointestinais (diarreia, vômito, dor no estômago)”, informou a Sesau em nota.

  1. Morre Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande

A Secretaria Municipal detalhou que o acompanhamento e monitoramento de doenças diarreicas agudas é realizado semanalmente.

Para isso, os serviços de saúde públicos e privados informam o número de casos registrados com sintomas de diarreia com duração de até 14 dias.

Segundo levantamento realizado até o dia 24 de agosto, as unidades de saúde registraram um crescimento de 30% nos casos de doenças diarreicas em Campo Grande.

No mesmo período de 2023, foram registrados 47.583 casos, comparados aos 62.533 notificações em 2024.

Durante a semana epidemiológica 34, de 18 a 24 de agosto, o aumento foi de 110% nos atendimentos, passando de 1.401 casos em 2023 para 2.998 casos em 2024.

O que fazer se tiver diarreia e vômito?

Para evitar que casos de menor gravidade lotem e sobrecarreguem o fluxo de atendimento das unidades de urgência e emergência, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar primeiro uma USF (Unidade de Saúde da Família) antes de recorrer a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRS (Centro Regional de Saúde).

Dessa forma, o fluxo de atendimento pode ser melhor distribuído e a sobrecarga das unidades será evitada.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

tucanos diferentões têm briga eterna com próprio reflexo

Funciona quase como uma consulta médica: dia e hora marcados. É assim toda tarde em…

pequi recupera áreas degradadas e garante renda a famílias

O pequi, fruto típico do Cerrado, é mais do que um símbolo da cultura regional.…

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute

Neste domingo (24), um subúrbio no sul de Beirute foi tomado por fumaça após ser…