Morre Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande


O bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Mariano Danecki, morreu aos 72 anos na tarde desta sexta-feira (30). Segundo comunicado divulgado pela Arquidiocese de Campo Grande, Dom Frei Janusz Marian Danecki estava internado no hospital Unimed, onde foi submetido a uma cirurgia cardiovascular.

Dom Mariano (Foto: Arquidiocese de Campo Grande)

Em postagem nas redes sociais, a Igreja lamentou:

nota de pesar

Dom Mariano será velado na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, em data e horário a serem divulgados.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) publicou nota de condolências pelo falecimento de Dom Mariano Danecki:

Estimado irmão, Dom Dimas Lara Barbosa,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Mariano Danecki, OFM Conv, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande (MS). Na confiança e esperança que vêm do Ressuscitado, rogamos que o Senhor dê a este irmão o descanso eterno.

Solidarizamo-nos com Dom Dimas Lara Barbosa, com os amigos e familiares de Dom Mariano, com os irmãos da Ordem dos Frades Menores Conventuais e com todo o povo de Deus da Arquidiocese de Campo Grande. Louvamos a Deus pela vida de Dom Mariano e, especialmente, pelos 39 anos que dedicou, como missionário, à Igreja no Brasil e à arquidiocese.

Na certeza de sua ressurreição, rogamos a Deus nosso pai que o acolha em sua infinita misericórdia.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Dom Mariano e Para Francisco (Foto: Arquidiocese de Campo Grande)
Dom Mariano e Papa Francisco (Foto: Arquidiocese de Campo Grande)

Trajetória de Dom Mariano

Nascido em 8 de setembro de 1951, na cidade de Sochaczew (Polônia), Dom Frei Janusz Marian Danecki, OFM Conv – denominado Dom Mariano Danecki – foi um exemplo de dedicação e fé inabalável.

Desde jovem, demonstrou sua vocação religiosa, ingressando no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos, onde permaneceu até 1970. 

Sua jornada no caminho da espiritualidade prosseguiu no Seminário Maior dos Franciscanos, em Cracóvia, entre 1971 e 1977, culminando em sua ordenação presbiteral, realizada em sua cidade natal, em 19 de junho de 1977.

Por oito anos, Dom Mariano dedicou-se ao Ministério Sacerdotal na Polônia, passando por diversas paróquias e contribuindo ativamente na Arquidiocese de Varsóvia. 

Em 14 de abril de 1985, Dom Mariano chegou ao Brasil, onde iniciou sua missão na São Maximiliano Maria Kolbe, no país que se tornaria seu segundo lar.

Entre 1987 e 1994, Dom Mariano exerceu um papel crucial na formação de novos religiosos. Atuou como Formador no Seminário Propedêutico da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Supervisor da Comunidade Jardim da Imaculada, na Diocese de Luziânia, e Reitor do Seminário São Francisco de Assis, em Brasília. 

A trajetória de Dom Mariano culminou em um momento significativo em 25 de fevereiro de 2015, quando o Papa Francisco o nomeou Bispo Titular de Regie e Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande.

Este reconhecimento pelo Vaticano consolidou sua missão de serviço à Igreja e ao povo de Deus, marcando uma nova fase em sua jornada de fé.

  1. Missa de Corpus Christi 2024 reúne 30 mil fiéis em Campo Grande

  2. Corpus Christi 2024: veja imagens do tapete em Campo Grande





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Operário VG conquista título inédito da Copa FMF 2024

O Operário Várzea-grandense se consagrou campeão da Copa FMF 2024 neste sábado (08) ao empatar…

Tomografia ajuda a resolver um mistério de 3 mil anos sobre mulher egípcia

Cientistas do Museu de História Natural Field, em Chicago, examinaram os envoltórios de restos humanos…

Empresário morto no aeroporto de Guarulhos foi alvo de atentado no Natal

O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, executado a tiros no aeroporto de Guarulhos nesta sexta-feira…