Traficante de drogas mexicano, que fundou braço armado do Cartel do Golfo, é solto da prisão nos EUA

CNN Brasil


Um dos mais notórios traficante de drogas da história do México, Osiel Cárdenas, foi solto de uma prisão nos EUA nesta sexta-feira (30) e ficou sob custódia de autoridades de imigração, segundo o Departamento Federal de Prisões dos EUA.

Ex-líder do Cartel do Golfo, Cárdenas administrou alguns dos mais sangrentos episódios de violência de gangues no México e foi acusado de transformar o tráfico de drogas ao adotar táticas extremamente violentas, como decapitações.

Cárdenas fundou o Zetas, um braço armado do Cartel do Golfo composto por antigas forças especiais do exército.

O traficante mexicano foi capturado após um tiroteio em 2003 e extraditado para os Estados Unidos em 2007. Ele foi condenado a 25 anos de prisão em 2010.

Mais tarde, o Zetas se ramificaram por conta própria e se tornaram, por um tempo, o grupo criminoso mais mortal do México, antes de desaparecerem em grande parte.

Um porta-voz do serviço penitenciário dos EUA disse à Reuters que Osiel Cárdenas foi libertado “sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA” nesta sexta.

Não está claro se Cárdenas será deportado para o México ou permanecerá em solo norte-americano.

O traficante tem acusações pendentes no México e atualmente está em um centro de detenção de imigrantes nos EUA, de acordo com uma fonte do governo mexicano.

Leo Silva, um ex-agente da Administração Antidrogas dos EUA que trabalhou no México no combate contra Zetas, disse que Cárdenas é diretamente culpado pelo aumento da violência no México nas últimas duas décadas.

O Zetas foram pioneiros nos esforços de grupos do crime organizado de elevar o nível do tráfico de drogas à extorsão de residentes e empresas nas áreas que controlavam. O Zetas também cultivaram o terror através de sequestros generalizados em busca de resgate.

“Isso foi algo que Osiel criou e que gerou uma nova era de crime organizado”, compartilhou Silva, que trabalhou para a Administração Antidrogas no México de 2008 a 2015. “Ele desencadeou esta mentalidade de criar medo no país”, concluiu.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia apreende 30 celulares escondidos em caminhão em penitenciária de Cuiabá (MT)

Cerca de 30 celulares que estavam escondidos em um caminhão foram apreendidos pela Polícia Penal…

Análise: Kamala recuperou apoio das mulheres, dos negros e dos jovens

A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata, Kamala Harris,…

Suposto advogado é preso com drogas e munições em Salvador

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e…