Como era o Santuário em Recife antes do desabamento

CNN Brasil


Parte do teto do Santuário Arquidiocesano de N. Sra. da Conceição desabou no início da tarde desta sexta-feira (30) no Recife (PE). Um homem de 54 anos e uma mulher de 68 morreram e ao menos 22 pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.

O local passou por reformas recentemente, com a instalação de placas solares no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição. A obra foi finalizada uma semana antes do desabamento. Veja acima as imagens de como era o local antes do evento.

A história do Santuário

De acordo com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife, tudo começou em 1904, data do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, que chegou ao Morro da Conceição através de uma imagem da santa proveniente da França. Na ocasião, o bispo D. Luís Raimundo Brito determinou a construção de uma capela no morro, com estilo gótico, que foi inaugurada em 1906.

Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição antes e depois do desabamento • Redes Sociais

Devido à urbanização da cidade, houve o mudanças para a criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. No ano seguinte, a paróquia passou à denominação de Matriz do Morro da Conceição.  Anos mais tarde após reformas, a igreja adotou estilo moderno e paredes de vidro, permitindo aos devotos visualizarem a imagem da Imaculada tanto de dentro como de fora do templo.

Em 2015, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido elevou a Paróquia do Morro da Conceição à condição de Santuário. A capital pernambucana tem a devoção à Imaculada Conceição como uma de suas tradições. A cultura de peregrinação dos romeiros até o alto do Morro é um evento que acontece durante todo ano.

Apuração dos fatos

O prefeito Joao Campos afirmou que a Defesa Civil da cidade irá averiguar o que causou o desabamento, e se este evento tem ligação ou não com a instalação recente de placas solares. Em nota, a Secon se manifestou sobre o incidente. Veja na íntegra.

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) esclarece que a instalação das placas solares não requer licenciamento, sendo necessário apenas que o engenheiro responsável, escolhido pelo contratante, registre uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Conselho Regional de Engenharia, atestando o projeto de instalação.

Veja imagens do instante do acidente

Crédito do vídeo: Instagram/topnetfibrax



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com muito samba e calor, show de Dudu Nobre é neste domingo em Campo Grande

Dudu Nobre coloca todo mundo para dançar na noite deste domingo (24) em Campo Grande.…

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…