Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo relataram falta de energia no fim da tarde deste sábado (31).
Os relatos se concentram em bairros das zonas Leste e Norte da capital. Moradores de Guarulhos também relataram problemas.
Por volta das 19 horas, a energia começou a voltar nessas regiões.
Vídeo mostra moradores festejando retorno da energia em Guarulhos
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que problemas ocorreram em equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, o que provocou interrupção das cargas da Enel-SP.
A assessoria da Enel foi procurada, e confirmou em nota que um problema em um sistema de transmissão, não pertencente a ela, causou os problemas no fornecimento.
A reportagem da CNN ligou para o atendimento da Enel, através do número de atendimento 08007272120, que informou em uma gravação: “Estamos em um momento crítico na região metropolitana de São Paulo”.
Vídeo de Guarulhos enviado por Lucas Schroeder, da CNN:
Imagens do apagão no centro de São Paulo:
Nota da Enel
A Enel Distribuição São Paulo informa que uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje.
A companhia está trabalhando com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados das regiões Leste e Norte da área de concessão.
Nota da ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da Enel-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
Nota da Aneel
Sobre a ocorrência deste sábado (31) em sistemas de transmissão e distribuição de São Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis. O evento será objeto de fiscalização pela ANEEL para identificação das causas e apuração de responsabilidades.
A CNN também procurou a Eletrobras, e aguarda um retorno.