Líder da oposição em Israel convoca greve trabalhista

CNN Brasil


O líder da oposição em Israel, Yair Lapid, convocou neste domingo (1°) uma greve para paralisar a economia a fim de pressionar o governo a chegar a um acordo para libertar os reféns restantes na Faixa de Gaza.

Lapid, que também é ex-primeiro-ministro, convocou todos os israelenses “cujo coração estava partido esta manhã” a se juntarem a um grande protesto em Tel Aviv mais tarde no dia. Ele também convocou o principal sindicato trabalhista, empresas e municípios de Israel a entrarem em greve.

Seus comentários foram feitos depois que Israel recuperou os corpos de mais seis reféns do cativeiro em Gaza.

A poderosa federação trabalhista Histadrut, que representa centenas de milhares de trabalhadores do setor público, disse que estava considerando uma greve e que tomaria uma decisão no final do dia, após se reunir com as famílias dos reféns.

A Associação de Fabricantes de Israel disse que apoiava a greve e criticou o governo por não trazer os reféns de volta com vida, o que chamou de “dever moral”.

“Sem o retorno dos reféns, não seremos capazes de acabar com a guerra, não seremos capazes de nos reabilitar como sociedade e não seremos capazes de começar a reabilitar a economia israelense. Estamos dilacerados e divididos, e este é o lugar para agir para unir a sociedade israelense”, disse o chefe da associação, Ron Tomer.

“O governo deve garantir que fará tudo para o retorno dos reféns o mais rápido possível, mesmo sob as limitações de um cessar-fogo limitado, e peço a todas as empresas em Israel que ajam para que isso aconteça.”

Quem é Ismail Haniyeh, líder político do Hamas morto no Irã



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…