Especialista explica como funciona o processo até a suspensão total do X no Brasil


Após a determinação de bloqueio pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o X começou a ficar instável no último sábado (31). No entanto, a suspensão total da rede social no Brasil não ocorre de forma automática e instantânea.

Em entrevista À CNN, o professor de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Carlos Affonso Souza explica que o processo de suspensão da plataforma depende da ação de diversas operadoras de internet.

Segundo o especialista, após a ordem de bloqueio emitida pelo STF, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunica a decisão a milhares de empresas e operadoras, que então implementam a restrição de acesso.

“Operadoras maiores que operam em diversos estados com uma grande capacidade de cumprir rapidamente essas ordens judiciais acabaram cumprindo no mesmo dia”, afirmou Souza.

 

 

Impacto financeiro e perda de usuários

O bloqueio do X no Brasil pode ter consequências financeiras significativas para a plataforma. O professor ressalta que o público brasileiro figura entre o 3º e 5º lugar em número de usuários da rede social, o que pode causar um impacto financeiro significativo.

“Quando a rede social perde um número expressivo de usuários, como é o caso do público brasileiro, me parece que é mais uma situação que tem um impacto relevante sobre o futuro da plataforma”, avaliou Carlos.

Migração de usuários

Com o bloqueio do X, usuários brasileiros têm buscado alternativas, como as plataformas Bluesky e Threads.

O professor observou que o Bluesky, criado por Jack Dorsey, ex-diretor do Twitter, tem layout e funcionalidades semelhantes ao X, o que pode facilitar a adaptação dos usuários.

No entanto, o especialista alertou que as novas plataformas ainda estão em desenvolvimento e podem enfrentar instabilidades devido ao súbito aumento de usuários.

“A gente tem que olhar como essas redes vão caminhar pro futuro e torcer que, de certa medida, essas redes também não caem nas mesmas armadilhas ou não gerem as mesmas situações que levaram a esse destino do X”, concluiu.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…

Em ação judicial, prefeitura de SP culpa idosa de 91 anos que morreu atropelada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), culpou Dolores…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…