Exposição de arte de acervo internacional estará em Campo Grande


O Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, será palco do projeto “Arte nas Estações” e de sua exposição “Sofrência”. A inauguração do espaço será na próxima quinta-feira, 5 de setembro, com entrada gratuita.

O projeto é idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, com curadoria de Ulisses Carrilho.

Esta é a primeira de três mostras sequenciais que ocuparão os 200 m² de área expositiva do Centro Cultural José Octávio Guizzo, exibindo parte do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Mian).

“Quando idealizei o projeto, meu objetivo era dar visibilidade a esta rara coleção e propor um olhar contemporâneo para esses artistas e suas produções, a partir de um diálogo entre eles e o mundo em que vivemos hoje”.

Fabio Szwarcwald, diretor executivo do Arte nas Estações

O Mian foi instalado no Rio de Janeiro entre os anos de 1995 e 2016. As atividades foram encerradas, infelizmente, por falta de recursos. Em seguida, um acervo permanente abrigou 6 mil pinturas de artistas de 120 países.

Dalvan Luta 1987 acrilica s tela e eucatex 485 x 59 Acervo Museu Internacional de Arte Naif do Brasil okok
Obra Dalvan Luta 1987, do Acervo Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil. (Foto: Divulgação)
  1. Com amor e sem julgamentos, uma ligação pode salvar vidas

  2. O alarmante perigo por trás dos “BETS”

A galeria é considerada a maior do gênero em todo o mundo, e foi reunida ao longo de décadas pelo joalheiro francês radicado no Rio de Janeiro, Lucien Finkelstein (1931-2008).

A primeira edição do projeto foi um sucesso no interior de Minas Gerais. Agora, com a exposição “Sofrência”, estará na capital de Mato Grosso do Sul até o dia 20 de outubro.

Exposição “Sofrência” e o sertanejo

A exposição reúne 72 obras que têm como tema central a figura feminina, além de retratar cenas de convívio social, ambientes domésticos e ruas das cidades, onde florescem flertes, festas e trocas de olhares.

A narrativa é entremeada por versos da música sertaneja, que popularizou o termo que dá título à mostra, em canções que falam de amores mal resolvidos.

“Em ‘Sofrência’, a veia poética feminina tem como ponto de partida a canção ‘Troca de Calçada’, em que a cantora e compositora Marília Mendonça traz para o eu lírico a voz de uma trabalhadora do sexo”.

Ulisses Carrilho

A força da poesia popular se manifesta nas obras de arte e nos versos de outros grandes nomes do sertanejo, como Maiara e Maraisa e Cristiano Araújo, cujas letras foram impressas nas paredes da exposição. Essas e outras canções que inspiraram a mostra estão disponíveis em uma playlist (clique aqui para escutar).

Marília Mendonça cantando
Marília Mendonça durante show em São José dos Campos, no dia 25 de setembro. de 2021 (Foto: WILL DIAS)

O projeto expositivo de “Sofrência” também ecoa uma estética pop ao convidar o público para uma experiência imersiva em Campo Grande. A expografia de Janine Marques foi concebida para criar um “túnel de cor”, onde paredes e chão em tons de vermelho vibrante envolvem o público. Já a fachada espelhada do edifício, que esteve fechado para obras durante um longo período, ganhará uma intervenção com filtro colorido.

Arte Naïf

Em francês, o termo “naïf” significa “ingênuo, sem qualquer tipo de malícia”. No campo das artes visuais, a arte naïf identifica uma produção de caráter autodidata, daqueles que não tiveram acesso ao ensino formal de arte.

No entanto, os temas do universo popular, abordados por artistas como o mineiro Odoteres Ricardo de Ozias, mostram que a ingenuidade que transparece à primeira vista também é capaz de revelar camadas mais complexas e profundas da realidade social representada nas telas.

Arte nas Estações | Exposição Sofrência

  • Data: 05 de setembro a 20 de outubro de 2024
  • Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo Rua 26 de agosto, 453 – Centro
  • Entrada: Gratuita





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mesmo acumulada, Mega-Sena garante churrasco de domingo em MS e MT

Prêmio principal da Mega-Sena foi a R$ 55 milhões após acumular mais uma vez na…

Templo muçulmano é destruído por Israel em ataque na Faixa de Gaza

Em mais um episódio do conflito que se arrasta há 13 meses na Faixa de…

Piloto mandou vídeo dentro de avião antes de morrer em acidente em Goiás

O piloto João Adolpho Pontes Santana Branco morreu em uma queda de avião na quarta-feira…