onda de calor deixa MS um forno


Setembro chegou acompanhado de uma onda de calor marcada por uma combinação preocupante: muito calor, baixa umidade e nada de chuva. Até o próximo dia 13 de setembro, Mato Grosso do Sul pode registrar temperaturas acima de 40°C.

Termômetro registrando 40 ºC. (Foto: Tânia Rego/AgênciaBrasil)
  1. Calor e sol forte marcam o começo da semana em Cuiabá; capital segue sem chuvas

  2. Frio ou calor? Entenda como fica o tempo em MS

Baixa umidade

Nesta segunda-feira (2), todos os 79 municípios do estado estão sob “alerta amarelo” do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido à baixa umidade relativa do ar, que varia entre 30% e 20%.

Outro alerta de grau “vermelho” avisa sobre a incidência de umidade relativa do ar abaixo de 12% em 20 cidades, incluindo Corumbá, Aparecida do Taboado e Costa Rica.

Nestas regiões é grande o risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça, etc). Confira os municípios sob aberta vermelho aqui.

Diante deste panorama, a população deve estar atenta aos cuidados com a saúde:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Diante das altas temperaturas, Mato Grosso do Sul também está sob risco iminente de incêndios. A onda de calor é reflexo da presença de massas de ar quente e seco, que são comuns nessa época, mas têm se intensificado com o passar dos anos.

Confira como fica o clima em MS no resto da semana:

Entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4)

Tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Máximas podem atingir 38-41°C, e a umidade relativa do ar deve variar entre 8% e 20%.

Entre a tarde/noite de quarta-feira (4) e quinta-feira (5)

O avanço de uma nova frente fria irá favorecer uma leve queda das temperaturas e, com menor probabilidade, a ocorrência de chuvas, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.

Quinta-feira (5)

Na quinta-feira, o tempo deverá ficar estável, com sol e aumento de nebulosidade, além de probabilidade de chuvas, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado. A frente fria causará uma leve queda das temperaturas.

Nas demais regiões, o tempo será com sol e variação de nebulosidade. Em relação às temperaturas, nas regiões sul, sudoeste e leste, as mínimas variam entre 12°C e 17°C, e as máximas entre 21°C e 26°C.

Na região pantaneira, esperam-se mínimas entre 20°C e 22°C, e máximas de até 27°C a 29°C. Para as outras regiões do estado, são previstas mínimas entre 19°C e 22°C, e máximas entre 35°C e 38°C. Em Campo Grande, mínimas entre 19°C e 21°C, e máximas de até 30°C.

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%, principalmente nas regiões norte e bolsão.

Sexta-feira (6)

Na sexta-feira, podem ocorrer temperaturas abaixo de 10°C no sul do estado. Essa frente fria passará rapidamente pelo estado de MS, e as temperaturas voltarão a subir no próximo final de semana, ficando elevadas e acima da média para o período, com valores que podem atingir 38°C a 42°C, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mesmo acumulada, Mega-Sena garante churrasco de domingo em MS e MT

Prêmio principal da Mega-Sena foi a R$ 55 milhões após acumular mais uma vez na…

Templo muçulmano é destruído por Israel em ataque na Faixa de Gaza

Em mais um episódio do conflito que se arrasta há 13 meses na Faixa de…

Piloto mandou vídeo dentro de avião antes de morrer em acidente em Goiás

O piloto João Adolpho Pontes Santana Branco morreu em uma queda de avião na quarta-feira…