Uma das franquias de maior sucesso no mundo do cinema, o Senhor dos Anéis têm 17 Oscars e 6 filmes. A história que acompanha a saga de Frodo e o anel de poder vai muito além dessas narrativas. Criada pelo professor universitário e escritor J. R. R. Tolkien, a Terra Média fictícia demorou 12 anos para ser idealizada e pouco mais de 3 para se tornar viral para leitores e apaixonados por aventura.
Mas você já entendeu a cronologia dos filmes, e o que esse universo tem em comum com a série Os anéis de poder? O Primeira Página separou algumas informações da cronologia dos filmes pra você se inteirar desse assunto e se empolgar para assistir a serie.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Considerado o pontapé inicial da franquia, o filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada lançado em 2012, teve 3 indicações ao oscar, mas não levou nenhuma. O filme acompanha a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit (ser comum e bem pequeno) que vê a sua vida ser transformada do dia para a noite, quando conhece o mago Gandalf e um grupo de anões.
Eles partem juntos para uma aventura na terra média, enfrentando seres incríveis para retomar o lar dos anões que fora usurpado pelo dragão Smaug. Em meio a tudo que acontece, a maldade do mundo cresce por meio de um anel que Bilbo encontra em uma caverna. O filme cheio de seres místicos como Elfos e gigantes de pedra é um convite a quem ama efeitos especiais.
O Hobbit: A desolação de Smaug
Continuação do primeiro filme, o sucesso O Hobbit: A desolação de Smaug, acompanha Bilbo, os anões e os elfos. Bilbo segue escondendo o anel, mas a maldade cresce por meio dos orcs, servos do senhor do escuro que retornou a Terra Média.
O filme traz muito fogo e ação, porque os anões acordaram o dragão que dormia, e agora precisam salvar a própria pele para continuar sua jornada. Este filme foi lançado em 2013 e também teve três indicações ao oscar, mas não levou nenhuma.
O Hobbit: A Batalho dos Cinco Exércitos
O final da aventura de Bilbo, os anões e os elfos tem um final em aberto, já que embora consigam retomar a terra dos anões do dragão Smaug, a maldade prevalece por meio de Sauron , o senhor do escuro, que retornou com seu exército e desafiará a humanidade.
Uma aliança entre elfos, anões e humanos tenta derrotar o mal com a ajuda do mago Gandalf, mas as coisas não saem exatamente como o esperado. Lançado em 2015, o filme chegou com muita expectativa ao Oscar, mas não levou nenhuma estatueta também.
O Senhor dor anéis: A sociedade do Anel
O começo da trilogia vitoriosa, de J. R. R. Tolkien, começa após 6 décadas da história de Bilbo. Agora Frodo seu sobrinho, é o personagem principal que ganha aquele anel (que ficou escondido por anos) do seu tio. Com esse grande poder em mãos ele precisa destruí-lo para que a vida na Terra Média seja retomada.
Para que a a jornada se concretize, Frodo contará com um grupo de 8 pessoas, que constituem a Sociedade do Anel. O mago Gandalf, personagem presente na franquia desde o primeiro filme, o elfo Légolas, dois homens, um anão e alguns hobbits, que são personagens icônicos de toda a trama.
Esse filme foi vencedor de 4 oscars, e é o 64º filme de maior bilheteria de todos os tempos no cinema.
O Senhor dor anéis: As duas torres
Após um incidente trágico em que a sociedade do anel se vê desfeita pela morte de alguns membros, os personagens enfrentam um novo desafio, o medo da união das duas torres do mal. A história ganha novos desdobramento e personagens.
Frodo precisa destruir o anel, mas se vê desafiado com o “peso” do mal que carrega. Enquanto isso, exércitos de orcs avançam e destrói tudo que veem pela frente.
Esse filme foi vencedor de 2 oscars e novamente se concretizou como um sucesso no cinema.
O Senhor dos anéis: O retorno rei
O fim da jornada começa com um novo desafio, os homens precisam de um líder para enfrentar o grande senhor do escuro, Saurón. Então, uma aliança entre elfos e homens encaram de frente os exércitos de orcs, enquanto Frodo em um último ato tenta destruir a “alma” desse mal que continua crescendo.
O filme conquistou 11 oscars, incluindo o melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhores efeitos visuais, concretizando a franquia como uma das mais vencedoras da história do cinema moderno.
E Os Anéis de Poder?
A série criada em 2022 narra a forjadura de todos os anéis envolvidos nos filmes. Três foram feitos para os maiores elfos de todos os tempos, 7 para os senhores dos anões, maiores mineradores e 9 aos homens, grandes reis e líderes do povo. No entanto, todos foram enganados porque Um Anel foi feito para governar a todos.
Ficou curioso para saber mais sobre a história? Ao todo, são mais de 15 horas de filme em suas versões estendidas. Já a série possui 8 episódios na 1ª temporada e mais 8 que estão sendo lançados semanalmente neste segundo semestre de 2024.
-
Jornal britânico elege os maiores 100 filmes de todos os tempos: veja a lista
-
Filmes de Harry Potter voltam em maratona nos cinemas
-
E só estacionar: cinema ao ar livre apresenta filmes de graça em MS
-
Para entrar no clima olímpico: 5 filmes que falam sobre atletas
-
10 filmes com final feliz para você relaxar
-
8 filmes aguardados que estreiam no segundo semestre de 2024