O Panorama de Artes da Cena 2 começa uma nova semana com espetáculo já nesta quarta-feira (4): a peça teatral ’60 Anos Depois’, que aborda o movimento de resistência mato-grossense contra a ditadura militar no Brasil.
A apresentação do grupo Cena Onze, ’60 Anos Depois’ será no Cine Teatro Cuiabá, às 19h30, e a produção contará com tradução em Libras.
E a programação continua na sexta-feira (6) e no sábado (7). No final de semana, a agenda é para as crianças, com sequência de contação de histórias com Alicce Oliveira e teatro de bonecos, com a Cia Teatro Mosaico.
O Festival
O Panorama de Artes da Cena 2 é um festival que está movimento a cena cultural de Cuiabá com uma série de espetáculos gratuitos até o dia 28 de setembro.
A programação oferece ao público uma variedade de apresentações que incluem teatro, dança e performances artísticas, realizadas em diferentes locais da cidade e destacando talentos da capital.
Fim de semana
Na sexta-feira, a primeira apresentação é ‘Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal’, com a contadora de histórias Alicce Oliveira, no Centro Cultural Casarão das Artes, no bairro Pedra 90.
Em seguida, será a vez da Cia. Teatro Mosaico com o teatro de bonecos na montagem ‘Pluft, O Fantasminha’, baseado na obra clássica de Maria Clara Machado.
A “dobradinha” contação de histórias e ‘Pluft, O Fantasminha’ se repete no sábado (7), desta vez às 17h, na Biblioteca Comunitária do Parque Geórgia.
Ingressos
Todos os espetáculos possuem entrada gratuita, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla. Os links de retirada de ingressos estão acessíveis através do perfil do festival no Instagram @panorama_deartesdacena.
A produção também reserva vagas para agendamento escolar, independentemente do espetáculo e do horário. Escolas públicas e privadas interessadas em levar seus alunos às apresentações podem agendar por meio do WhatsApp (65) 98143-6305.
Programação
60 Anos Depois
Data: 04 de setembro, às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Sinopse: Espetáculo teatral do Grupo Cena Onze que revisita a Ditadura Militar em Mato Grosso por meio das memórias do professor Waldir Bertúlio, explorando as lutas e resistências daquele período histórico.
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: Tradução em Libras
Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal
Data: 06 de setembro, às 19h
Local: Casarão das Artes, bairro Pedra 90
Sinopse: A narradora de histórias Alicce Oliveira conduz o público por uma viagem imaginária através dos cerrados, rios e pantanais de Mato Grosso, apresentando causos e lendas da cultura ribeirinha. O espetáculo é uma releitura das histórias coletadas por Dunga Rodrigues e Emílio Antunes, enriquecido com canções inspiradas no Siriri e Cururu.
Classificação: Livre
Pluft, o Fantasminha
Data: 06 de setembro, às 19h30
Local: Casarão das Artes, bairro Pedra 90
Sinopse: A Cia de Teatro Mosaico apresenta a clássica história de Pluft, um fantasminha que morre de medo de gente, até conhecer Maribel, uma menina sequestrada por um pirata em busca de um tesouro. A montagem utiliza técnicas de teatro de animação com bonecos construídos a partir de materiais recicláveis, oferecendo uma nova perspectiva à obra de Maria Clara Machado.
Concepção e atuação: Sandro Lucose
Classificação: Livre
Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal
Data: 07 de setembro, às 19h
Local: Biblioteca Comunitária Parque Geórgia
Sinopse: Reapresentação do espetáculo de Alicce Oliveira, levando as tradições e histórias mato-grossenses a diferentes públicos e espaços culturais da cidade.
Classificação: Livre
Pluft, o Fantasminha
Data: 07 de setembro, às 19h30
Local: Biblioteca Comunitária Parque Geórgia
Sinopse: Reapresentação do espetáculo de Cia Teatro Mosaico, com uma releitura da obra clássica de Maria Clara Machado, pela concepção e atuação de Sandro Lucose.
Classificação: Livre
-
Primeira Página transmite 3º episódio do podcast “Diálogos com a Sociedade” em parceria com MP
-
Saiba quem é Deolane Bezerra, a advogada presa por lavagem de dinheiro