Cenipa diz que pilotos do avião da Voepass viram problema no sistema antigelo


O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vinculado à FAB (Força Aérea Brasileira) revelou nesta sexta-feira (6) que os pilotos do avião da Voepass, que caiu no dia 9 de agosto em Vinhedo-SP, relataram dois minutos antes da queda, problema no sistema antigelo.

Avião destruído no condomínio residencial de Vinhedo (SP). (Foto: Reprodução/TV Globo)

Morreram no acidentes todas as 62 pessoas que embarcaram no voo 2283 da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).

Caixa-preta (que é laranja) de aviãpo da Voepass que caiu (Foto: Divulgação/FAB)
Caixa-preta de avião da Voepass que caiu (Foto: Divulgação/FAB)

A investigação do Cenipa descobriu que o sistema antigelo do avião foi acionado algumas vezes pelos pilotos durante o voo. Mas que, em determinado momento, o avião voou seis minutos com aviso de gelo sem que o sistema de degelo tenha sido ligado.

Segundo o relatório, o avião passou por uma rota de gelo, mas que os registros de manutenção da aeronave atestavam que ela poderia voar nessas condições. O relatório do Cenipa ainda não aponta qual foi a causa do acidente. Os pilotos não relataram emergência em nenhum momento do voo, segundo do Cenipa.

O Cenipa informou que os dados que já foram levantados apontam que o sistema antigelo do avião foi ligado e desligado várias vezes durante o voo.

Não é possível dizer no momento, segundo o órgão, se o sistema era desligado pela tripulação ou se alguma outra condição estava desligando o mecanismo. Segundo o Cenipa, nenhuma hipótese está descartada.

O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, apontou que os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo).

“Na primeira vez, durante a subida, temos o comandante, o piloto em comando, comentando através do CDR [sistema de comunicação], que existia ali uma falha do sistema de airframe”.

O tenente-coronel também relatou que o copiloto, dois minutos antes do acidente, relatou “bastante gelo”.

“Existiram duas vezes nos gravadores de voo de voz. Em uma delas, o piloto comenta que houve falha no sistema de airframe [antigelo]. Na segunda delas, o copiloto comenta ‘bastante gelo’. Foram duas vezes que foi comentado durante o voo de 1h e 10 minutos sobre o gelo”, explicou.

O acidente

No dia 9 de agosto, 62 pessoas embarcaram no voo 2283 da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).

Quatro dos ocupantes da aeronave eram tripulantes. O avião é um modelo ATR-72. O avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.

modelo do aviao queda vinhedo





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