É do Brasil e do Mato Grosso do Sul também! Neste domingo (8), o sul-mato-grossense Fernando Rufino venceu a final da canoa individual 200m VL2, enquanto Igor Tofalini garantiu a prata na mesma prova, uma bela dobradinha!
Juntos, eles conquistaram as últimas medalhas do Brasil nas Paralimpíadas de 2024, elevando o total para 89 pódios, um recorde que colocou o país no top 5 do quadro de medalhas. O ouro de Rufino foi o 25º de um atleta brasileiro em Paris, um feito inédito.
“Quero parabenizar todos os atletas medalhistas e os que não subiram ao pódio também. O esporte paralímpico do Brasil é referência”, celebrou Fernando.
-
Saiba onde assistir à cerimônia de encerramento das Paralimpíadas 2024
Com uma ótima largada, Rufino assegurou a vitória com um tempo de 50s47, marcando o melhor tempo da história dos Jogos e conquistando o bicampeonato paralímpico. Tofalini finalizou em 51s78, superando o americano Blake Haxton, que ficou com o bronze.
Os dois atletas, grandes amigos e conhecidos como os “cowboys da canoagem”, são os protagonistas da canoagem 200m nas Paralimpíadas desde Tóquio.
A dobradinha em Paris se junta às medalhas conquistadas anteriormente, completando a participação da canoagem brasileira nas Paralimpíadas com quatro medalhas.
Com informações do ge.