Polícia prende 17 pessoas por causarem queimadas criminosas em MT


No período de 1 de janeiro a 9 de setembro, foram instaurados mais de 14 procedimentos investigativos para apurar incêndios criminosos, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso. Ao todo, 17 pessoas foram presas em flagrante pela prática.

Bombeiros no combate ao incêndio no Pantanal (Fotos: Álvaro Rezende)

As regiões mais afetas são as lavouras, pastagem, mata ou floresta. A conduta de provocar incêndio é tipificada como crime contra a flora e fauna, prevista no artigo 250 do Código Penal Brasileiro. Um flagrante do ato criminosos foi gravado por um ouvinte da Rádio Centro América FM, que não quis se identificar.


Na imagem, é possível ver que dois homens colocam fogo em uma plantação na MT-100, região do município de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá. O flagra foi feito por um motorista que passava pelo local.

“Eu passei pela MT 100 nesse domingo (8) e fui filmar o tamanho do incêndio e, por acaso, aparecem as duas pessoas que estava ateando o fogo. Eu não imaginava que no meio do fogo teriam dois incendiários”.

Veja o vídeo abaixo:

A reportagem não conseguiu identificar os envolvidos e a polícia não recebeu denúncia sobre o caso até a publicação desta matéria.

Suspeito detido em Sorriso

A delegacia da Policia Civil deteve nessa segunda-feira (9) um homem suspeito de causar incêndios diversos pontos da cidade e na zona rural.

O homem foi detido pelo crime ambiental, após imagens de câmeras de segurança captaram a ação criminosa, inclusive do carro usado pelo suspeito. Ele foi interrogado e negou a ação criminosa.

As prisões no estado ocorreram em 12 municípios: Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Tapurah, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sorriso.

(Foto: Michel Alvim/Secom-MT)
(Foto: Michel Alvim/Secom-MT)

Combate aos incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu mais quatro incêndios florestais nas últimas 24 horas. Nesta terça-feira (10), outros 52 incêndios são combatidos por 458 bombeiros, que contam com o apoio de 224 pessoas entre brigadistas e servidores do Estado, totalizando 682 pessoas envolvidas nas ações.

Em Mato Grosso, foram registrados 2.124 focos de calor até o sábado (7) , conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Desses focos, 1.132 se concentram no Cerrado, 913 na Amazônia e 79 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor. Qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

  1. Denúncias envolvendo eleições já chegam a 617 casos em MT

  2. Feirão de empregos oferta mais de 500 vagas em Cuiabá

  3. Concurso público em município de MT tem salário de até R$ 6,9 mil





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…