confira filmes e documentários que retratam os ataques

Torres Gêmeas em chamas após ataque no dia 11 de setembro


Há 23 anos, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo foi marcado pelos ataques terroristas que são considerados um dos maiores atentados da história dos Estados Unidos.

Torres Gêmeas em chamas após ataque no dia 11 de setembro (Foto: Reprodução/ Youtube)

Ao todo, 2.997 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante os ataques, que tinham como alvo o World Trade Center, em Nova York, o Pentágono e a Casa Branca ou o Capitólio.


Quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados por terroristas na costa leste do país: dois deles foram usados contra as torres do World Trade Center (WTC); outro foi jogado contra o Pentágono, na capital Washington; e o quarto caiu em uma área desabitada no estado da Pensilvânia.

Nos quatro voos sequestrados, 33 tripulantes e 213 passageiros morreram.

O ataque terrorista inspirou diversas produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries.

Confira alguns títulos que retratam o tema:

As Torres Gêmeas (2006)

Baseado em uma história verídica, os personagens principais, Will Jimeno (Michael Peña), John McLoughlin (Nicolas Cage) e seus colegas, partem para o centro de Manhattan, como em um dia comum.

Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local.

A primeira equipe a entrar na torre não atingida é composta por cinco homens, entre eles Jimeno e McLoughlin.

Porém, enquanto estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes, um segundo ataque terrorista atinge o World Trade Center.

Voo United 93 (2006)

O filme retrata a história real dos passageiros a bordo da aeronave UA-93, que foi sequestrada no dia dos ataques às Torres Gêmeas, mas que conseguiram impedir o ataque. O avião seria o quarto a ser usado.

Durante 90 minutos, a aeronave permaneceu no ar, e, nesse período, os passageiros decidiram reagir para evitar que os planos terroristas fossem concluídos. O longa-metragem está disponível no Telecine.

Lembranças (2010)

O filme retrata a vida de Tyler Roth (Robert Pattinson) no período dos ataques terroristas em Nova York.

Ele é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. É possível assistir ao filme pelo Telecine.

Tão Forte e Tão Perto (2011)

Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que criou uma história fictícia sobre um distrito desaparecido em Nova York para incentivar o filho a interagir com diferentes tipos de pessoas.

Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001 e morreu nos ataques. A perda foi devastadora para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock).

Um ano depois, Oskar encontra uma chave em um envelope com a palavra “Black” e acredita que seu pai deixou um enigma para ele.

O garoto inicia uma jornada por Nova York em busca de pessoas com o sobrenome Black. O filme está disponível para aluguel no Prime Video e na Apple TV.

A Hora Mais Escura (2012)

Aclamado pela crítica e indicado a cinco categorias do Oscar, “A Hora Mais Escura” retrata a caçada a Osama bin Laden sob a perspectiva de Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA que descobre interlocutores do líder terrorista.

Ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês com o objetivo de capturar e matar Bin Laden.

Quanto Vale? (2020)

O advogado Ken Feinberg (Michael Keaton), especializado em acordos indenizatórios, é encarregado de determinar os valores das indenizações às famílias das vítimas do 11 de setembro.

Ele precisa aprender o verdadeiro significado de empatia ao lidar com essa tarefa quase impossível. O filme é baseado em fatos reais e está disponível na Netflix.

Come From Away: Bem-vindos a Gander (2021)

Filmado ao vivo na Broadway, o musical vencedor do prêmio Tony conta a incrível história verídica de 38 voos desviados para uma pequena cidade canadense em 11 de setembro de 2001.

Moradores da cidade se unem aos passageiros em busca de esperança. O musical pode ser assistido na Apple TV.

Fahrenheit 11 de Setembro (2004)

O documentário “Fahrenheit 11 de Setembro” investiga as motivações dos ataques, traçando paralelos entre as administrações das duas gerações da família Bush nos EUA e as possíveis relações entre George W. Bush e Osama bin Laden. O filme foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente (2021)

Este documentário narra os eventos do ponto de vista do então presidente dos EUA, George W. Bush, e de sua equipe nas primeiras horas após o ataque.

Entre os depoimentos estão os do próprio ex-presidente, do ex-vice-presidente Dick Cheney e da ex-secretária de Estado Condoleezza Rice. O documentário pode ser assistido no Prime Video.

À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant (2019)

No momento do ataque às Torres Gêmeas, as aulas na escola Stuyvesant estavam apenas começando. O documentário narra as consequências da tragédia sob o ponto de vista dos alunos da escola.

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror (2021)

Lançada no 20º aniversário do atentado, a série documental “Ponto de Virada” acompanha os ataques ao World Trade Center, o surgimento da Al-Qaeda nos anos 1980 e a resposta dos EUA ao Oriente Médio após o atentado. A série tem cinco episódios e está disponível na Netflix.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

SP investiga 3 casos de infecção por dengue em transfusão de sangue

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo investiga três possíveis casos de pacientes…

Pecuarista, engenheiro e piloto suspeitos de desmate químico são denunciados

O pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, um engenheiro agrônomo e um piloto suspeitos de desmate químico…

Autoridade do Hamas reconhece a morte de Sinwar

Um alto funcionário do Hamas, Basem Naim, reconheceu a morte do líder do Hamas Yahya…