Confira as principais falas de Trump e Kamala no Debate Presidencial da ABC

CNN Brasil


O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a vice-presidente Kamala Harris trocaram ataques na terça-feira (10) à noite enquanto trabalhavam para transmitir suas posições políticas aos eleitores durante o debate presidencial da ABC.

O confronto marcou a primeira vez que os dois candidatos se encontraram pessoalmente.

Confira algumas das principais falas do encontro de Trump e Kamala no palco:

Economia

Kamala enfatizou seu plano para uma “economia de oportunidade” e elogiou suas propostas para tornar a moradia mais acessível e expandir o crédito tributário infantil.

Trump argumentou que seu plano de implementar tarifas ajudaria os americanos. Ele propôs tarifas de 10% a 20% sobre a maioria dos itens importados para os Estados Unidos, exceto produtos chineses — que receberiam uma tarifa de 60%. Isso custaria aos americanos US$ 2.600 por ano, de acordo com o Peterson Institute for International Economics.

Projeto 2025

Trump se distanciou do roteiro de política conservadora Projeto 2025 depois que Kamala o acusou de estar ligado ao “plano perigoso”. Ele disse: “Não tenho nada a ver com o Projeto 2025”.

Aborto

O ex-presidente defendeu sua decisão de apoiar a proibição do aborto de seis semanas na Flórida e enfatizou sua posição de que o aborto deveria ser uma questão estadual.

Ele também elogiou a  anulação do caso Roe v. Wade pela Suprema Cortea e seu papel na nomeação de juízes conservadores para o tribunal.

Kamala criticou o que ela chamou de “proibições de aborto de Trump” desde que a decisão que garantia direito ao aborto caiu e disse que o ex-presidente “não deveria dizer a uma mulher o que fazer com seu corpo”.

Política externa

Kamala disse que concordava com a decisão do presidente Joe Biden de retirar as tropas dos EUA do Afeganistão em 2021, afirmando que Trump “negociou um dos acordos mais fracos que você pode imaginar” sobre o assunto durante seu tempo como presidente.

Sobre a guerra na Ucrânia, Trump argumentou que poderia “resolver” o conflito em 24 horas, mas não disse se queria que a Ucrânia vencesse. Ele também alegou falsamente que Kamala se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin dias antes da invasão.

Kamala disse que “os líderes mundiais estão rindo” de Trump.

Assistência médica

Trump disse que tem “conceitos de um plano” para substituir o Affordable Care Act (ACA), também conhecido como Obamacare, algo que ele prometeu fazer anteriormente.

Kamala respondeu que Trump tentou dezenas de vezes se livrar do ACA e elogiou o trabalho do governo Biden para reduzir os custos dos medicamentos prescritos e limitar o custo da insulina. Ela disse que fortaleceria o programa se fosse eleita presidente.

Raça

Quando questionado sobre sua falsa alegação de que Kamala “por acaso se tornou negra” para fins políticos, Trump disse que “não se importava nem um pouco” com a raça de sua oponente.

Kamala chamou os comentários de Trump sobre sua identidade racial de uma “tragédia” e atacou seu histórico nas relações raciais na América.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Uruguai: urnas são fechadas no segundo turno da eleição; começa apuração

A votação no segundo turno da eleição presidencial do Uruguai foi encerrada às 19h30, no…

Idoso é morto em briga por terras no Amapá; marido de prefeita eleita é preso

Um senhor de 72 anos foi assassinado em uma discussão por uma suposta negociação por…

saiba as próximas fases do vestibular da UEMS

O pior já passou! Neste domingo (24), cerca de 6,3 mil candidatos prestaram o vestibular…