Cuiabá amanhece encoberta por fumaça, calor deve alcançar 41ºC


A capital de Mato Grosso amanheceu encoberta por fumaça proveniente das queimadas que acontecem em todo o Estado. Com alerta laranja para baixa umidade, e podendo alcançar alerta vermelho, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital pode alcançar 8% de umidade relativa do ar, nesta quarta-feira (11).

Sol forte predomina na maioria do Estado, devido a onda de calor. (Foto: Reprodução)

O mesmo deve ocorrer em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Não há previsão de chuva e a temperatura deve variar entre 25°C e 38°C. A umidade relativa do ar fica entre 13% e 33%.


Não será muito diferente em Rondonópolis, a 218 km da capital. O sol aparece com força e não chove, mas poucas nuvens começam a se formar, os termômetros devem registrar mínima de 23°C e máxima de 40°C. A umidade relativa do ar ficará entre 15% e 39%.

Em Alta Floresta, a 800 km da capital, o dia será de céu aberto e a temperatura deve variar entre mínima de 25°C e máxima de 39°C. Não há previsão de chuvas mas a umidade relativa do ar ficará entre 21% e 54%.

Onda de calor

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C durante muitos dias do mês de setembro, mas de acordo com a Climatempo, ainda há possibilidade de picos de frio intenso em partes desses estados.

Como cuidar da saúde? ⚠️

Em meio a essa situação, de queimadas e tempo seco manter o ambiente de casa arejado e com boa ventilação é o primeiro tipo de cuidado com a saúde.

Hábitos simples como lavagem nasal e beber água podem ajudar nos cuidados com a saúde. (Foto: TV Centro América)
Hábitos simples como lavagem nasal e beber água podem ajudar nos cuidados com a saúde. (Foto: TV Centro América)

Fazer lavagem nasal com soro fisiológico é outra dica, pois ajuda a manter a mucosa umidificada e diminui a sensação de ardência e sequidão ao respirar.

Umidificar a nossa casa é a terceira diga da especialista. Quem não tem um aparelho que faça isso, pode utilizar toalhas molhadas e deixá-las abertas no ambiente.

Ajustes na rotina também ajudam a evitar o mal-estar em meio a essas condições climáticas, como afirma Angela Rubia.

Atividades físicas, por exemplo, devem ser realizadas em horários nos quais os raios solares estão menos fortes, como no início da manhã e no fim da tarde. A especialista também indica que as atividades sejam feitas em locais arborizados, onde o ar pode estar mais úmido e a temperatura mais amena.

Ajustes na rotina também ajudam a evitar o mal-estar em meio a essas condições climáticas, como afirma Angela Rubia.

Atividades físicas, por exemplo, devem ser realizadas em horários nos quais os raios solares estão menos fortes, como no início da manhã e no fim da tarde. A especialista também indica que as atividades sejam feitas em locais arborizados, onde o ar pode estar mais úmido e a temperatura amena.

Parece clichê, mas, ter o costume de beber água é extremamente necessário para nos ajudar a enfrentar o calorão diariamente.

Segundo a otorrinolaringologista, crianças e idosos devem receber cuidados especiais em meio a essas condições climáticas, já que possuem a saúde mais vulnerável.

  1. Sol e calor intenso predominam em Cuiabá: umidade continua baixa em todo estado

  2. Calor não dá trégua e Cuiabá tem novo recorde de temperatura no ano

  3. Semana começa com calor e sem previsão de chuva em MT

  4. Calor faz poça virar ‘praia’ no Pantanal mato-grossense: veja vídeo

  5. Boné, protetor e muito tereré: público dribla calor de 33°C em desfile





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Irã diz que morte de Yahya Sinwar fortalece “espírito de resistência”

A missão do Irã na ONU disse que as circunstâncias da morte de Yahya Sinwar…

Homem morre prensado por caminhão enquanto voltava do trabalho em Belo Horizonte

Um homem de 32 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (18), na região de Venda…

Regra para transação via Pix será mais rígida; confira data e mudança

Está acostumado a “fazer um pix” com frequência? Então é melhor se atentar às mudanças…