Referência no atendimento a crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande) recebeu parte da herança de Jô Soares. Um dos maiores nomes da televisão brasileira o ator, humorista, escritor, apresentador e diretor morreu em agosto de 2022.
O valor não foi revelado. O Primeira Página apurou que o dinheiro já está em caixa e será investido na construção da nova unidade da AMA, no Jardim Antártica, em Campo Grande.
A doação foi confirmada à instituição em março deste ano, após um criterioso processo de seleção. Foram oito meses de envio de documentos, declarações e entrevistas até a tomada de decisão.
A escolha foi feita pela ex-esposa de Jô, a diretora de arte Flávia Pedras. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, Flávia revelou que a doação foi feita em nome do filho de Jô Soares, Rafael Austregésilo Soares. Rafael era autista e morreu aos 50 anos em 2014.
Além da AMA, outras três instituições receberam o montante que o apresentador deixou para ser destinado a instituições de assistência a pessoas com autismo. Elas ficam nos estados de São Paulo, Rondônia e na Amazônia.
“O Jô deixou em nome do Rafa uma imensa doação para eu fazer para algum lugar que cuidasse de autistas. Eu achei que o natural era aqui em São Paulo, que tem uma instituição seríssima, mas eu pensei que os lugares mais distantes têm tão pouco acesso. Junto com a Cris Olivieri, advogada de direitos autorais, passamos meses entrevistando várias instituições pelo Brasil e resolvemos dividir entre quatro: daqui de São Paulo, uma na Amazônia, uma em Campo Grande e uma em Rondônia.”
Flávia Pedra, diretora de arte, durante entrevista ao Conversa com Bial.
Nova AMA
A unidade 2 da Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande será construída em um terreno com cerca de 4.300 m², no bairro Jardim Antártica.
Com o novo prédio, a AMA espera ampliar o atendimento na capital de Mato Grosso do Sul com novas salas, parquinho, piscina e toda a estrutura necessária para a assistência às pessoas com autismo.
Com 34 anos de história, a AMA presta atendimento multidisciplinar gratuito para cerca de 155 crianças. Outras 600 estão na fila de espera. A instituição é uma das AMAs mais antigas do Brasil.
Na instituição, crianças, adolescentes e adultos com TEA têm acompanhamento psiquiátrico, nutricional, odontológico, fonoaudiológico, psicológico, além de educação física e oficinas.
Além disso, a AMA também oferece suporte e assistência aos pais e familiares de pessoas com autismo, através de oficinas, orientação psicológica e pedagógica, e encaminhamento para tratamentos especializados.
Tudo é gratuito; a organização se mantém através de doações e convênios com o poder público.
Para contribuir com a instituição, basta utilizar os dados abaixo.
“Rafinha”
Rafael era o filho único de Jô, fruto do primeiro casamento do apresentador com a atriz Teresa Austregésilo (1934-2021).
“Rafinha” como era chamado pelo pai, passou por um tratamento contra um câncer no cérebro, diagnosticado em 2013. No ano seguinte, ele morreu. Na ocasião, Jô deu depoimento emocionante na abertura do primeiro Programa do Jô após a morte de Rafael.
Assista abaixo
Beijo do Gordo
Ator, humorista, apresentador de televisão, escritor e diretor, Jô Soares morreu na madrugada de 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, em São Paulo. As causas da morte não foram divulgadas.