Rádio Centro América entrevista candidatos às prefeituras de Aragarças, Rondonópolis, Sorriso e Cáceres


Rádio Centro América FM realizou nessa quarta-feira (11), a 3ª rodada de entrevistas com candidatos às prefeituras das cidades de Aragarças (GO), Rondonópolis, Sorriso e Cáceres, a 220 km de Cuiabá.

Os entrevistados da vez foram: Mara Nei (Agir), Thiago Silva (MDB), Alei Fernandes (União) e Francis da Cometa (PL).

Da esquerda para a direita: Thiago Silva, Alei Fernandes, Francis da Cometa e Mara Nei. (Foto: Reprodução)

A rodada de entrevistas tem o objetivo de apresentar aos cidadãos as propostas dos candidatos à frente da prefeitura das cidades, abordando temas nas áreas da Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura.

Candidata à Prefeitura de Aragarças

Mara Nei (Agir). (Foto: Reprodução)
Mara Nei (Agir). (Foto: Reprodução)

Advogada, empresária e produtora rural, Mara Nei Elias é candidata pelo partido Agir. Nasceu em Aragarças (GO), tem 55 anos, é casada e já foi primeira-dama do município por duas vezes.

Mara também já foi secretária municipal em gestões anteriores, quando o marido era prefeito, e este ano concorre à prefeitura.

Entrevistada pelo repórter Lucas Iglesias, a primeira pergunta feita à candidata é se ela se considera preparada para assumir o comando do executivo.

Em resposta, Mara confirma que está preparada para o cargo, levando em consideração seu currículo em cargos públicos. Ela destaca que adquiriu ao longo do tempo experiência para exercer a prefeitura, além de conhecer Aragarças.

Outro questionamento feito à candidata é sobre sua proposta de expansão territorial do município. O jornalista pediu para que Mara explicasse o projeto e como ele será executado caso seja eleita.

“Sabemos que Aragarças está comprimida entre o Rio Araguaia e a área do exército, mas precisamos crescer e para isso nós estamos com o “Aragarças Sem Fronteiras”, onde nós estamos pleiteando junto ao exército que não há mais necessidade do tamanho desse território que foi há tempos doado. Iremos chegar até o anel viário tanto pela GO-194 quanto pela base – temos uma rua na base velha, que é o primeiro setor de Aragarças, onde dá acesso ao Anel Viário – nós precisamos expandir e chegar lá com área para habitação e para a indústria (…) para povoar aquela região”, disse.

Ouça abaixo a entrevista completa com a candidata na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Rondonópolis

Thiago Silva (MDB). (Foto: Reprodução)
Thiago Silva (MDB). (Foto: Reprodução)

Formado em economia, Thiago Silva, candidato pelo partido MDB, tem 42 anos de idade, é casado e pai de dois filhos. Já foi professor universitário, vereador por duas legislaturas e deputado estadual, também por duas vezes e este ano concorre à prefeitura de Rondonópolis, cidade onde nasceu.

Entrevistado pelo jornalista Alex Bettinardi, a primeira pergunta feita foi referente ao projeto do candidato de implantar o conceito de “Cidade Inteligente” no município. O jornalista perguntou o que mudaria na prática.

Em resposta, Thiago explica o projeto busca modernizar a gestão pública e o trânsito do município.

“O objetivo com o “Cidade Inteligente” é modernizar o serviço público da cidade, principalmente na área do trânsito, fazer com que o trânsito flua (…) com um sistema semafórico sincronizado, essa é uma das ações. Investir em tecnologia, primeiramente em planejamento e investir na eficiência da gestão para otimizar o serviço”, disse.

Outro questionamento, é sobre o projeto do candidato na área da saúde, que prevê a criação do aplicativo “Mais Saúde”, que deve mudar a forma de agendar e acessar serviços.

O candidato responde que a população tem reclamado que a saúde do município é ineficaz e que destaca que existem mais de 30 mil pessoas aguardando para fazer consultas e exames, além da demora para conseguir um médico especialista quando necessário.

Ele explica que o objetivo da gestão é reestruturar (ampliar e modernizar) a UPA do município que foi entregue em 2013, e fazer duas novas UPAs: na região do Parque Universitário e outra na região do Jardim Atlântico e para descentralizar o atendimento. Ele cita ainda que o aplicativo facilitará e otimizará o agendamento para consultas e exames.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Sorriso

Alei Fernandes (União). (Foto: Reprodução)
Alei Fernandes (União). (Foto: Reprodução)

O empresário do ramo de irrigação agrícola, Alei Fernandes, candidato pelo partido União, tem 53 anos de idade, é casado e pai. Nascido em Rio do Campo (SC), já foi vereador de Sorriso por um mandato e também presidente da Câmara e secretário municipal. Este ano concorre à prefeitura de Sorriso.

Entrevistado pela jornalista Tâmara Figueiredo, a primeira pergunta feita é sobre as promessas de campanha de Alei na área da saúde: ele diz que se eleito irá implantar um hospital e laboratório municipais, além de ampliar serviços de maternidade, criar novos PSFs e universalizar a realização de exames.

A jornalista questiona se o candidato tem uma estimativa do orçamento que será usado para os projetos.

Em resposta, Alei diz que por lei a saúde tem uma determinação de receita e gastos em torno de 25%. O candidato explica os planos para a implantação dos projetos e as prioridades para início.

A segunda pergunta é “em quanto tempo o candidato acredita que vai implantar uma escola técnica agrícola e um Parque Tecnológico, adotando a parceria público-privada”, projetos divulgados em sua campanha.

O candidato responde que o parque é um desafio mas que já tem um projeto de lei aprovado para a implantação da escola técnica e que já está alocado no orçamento de 2025 recurso para início de ambos projetos.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Candidato à Prefeitura de Cáceres

Francis da Cometa (PL). (Foto: Reprodução)
Francis da Cometa (PL). (Foto: Reprodução)

O produtor rural e empresário, Francis da Cometa, candidato pelo partido PL, tem 68 anos de idade, é casado e pai de três filhas. Nasceu em Lucélia (SP), já foi prefeito de Cáceres por dois mandato e é suplente de deputado estadual, ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa por duas vezes em 2023 e 2024.

Este ano ele concorre pela terceira vez para o comando do executivo municipal.

Entrevistado pela jornalista Fernanda Camilo, a primeira pergunta feita é sobre as promessas de campanha na área da saúde, em que ele pretende construir novas unidades básicas de saúde, as UBSs, em bairros carentes. O questionamento é de quais seriam as fontes de recursos e quais locais seriam contemplados.

Em resposta, Francis diz que fez muito pela saúde nas gestões passadas e que pretende construir as UBS nos bairros mais distantes, e cita como exemplo o Jardim Aeroporto.

Ele diz que os recursos serão adquiridos por meio de convênios com o Ministério da Saúde e que as emendas impositivas dos deputados do partido ao qual ele representa resultam em R$ 500 milhões e que eles podem ajudar.

Outro questionamento é que Cáceres ainda não tem sistema de transporte coletivo e Francis propõe criar um “Transporte Público Inteligente”. A jornalista pergunta sobre o projeto e, se eleito, qual o cronograma para a implantação.

O candidato responde que já houve empresas que operavam transporte público na cidade mas que por deficiência de número de pessoas e renda, eles pararam de operar porque estaria dando prejuízo. Francis diz que eles irão propor uma projeto de lei para a Câmara da prefeitura subsidiar as passagens.

Ouça abaixo a entrevista completa com o candidato na Rádio Centro América FM:

Quem são os candidatos das cidades?

Concorrem à prefeitura de Aragarças, município de Goiás, os seguintes candidatos:

  • Delegado Ricardo Galvão (União)
  • Mara Nei (Agir)
  • Plínio Leão (PP) – não compareceu à entrevista.

Em Cáceres, os candidatos à prefeitura são:

  • Doutor Sérgio (PP)
  • Eliene Liberato (PSB)
  • Francis da Cometa (PL)

Já em Rondonópolis, a 218 km da Capital, os candidatos são:

  • Cláudio Ferreira (PL)
  • Paulo José (PSB)
  • Thiago Silva (MDB)

Em Sorriso, a 420 de Cuiabá, concorrem os seguintes candidatos:

  • Alei Fernandes (União)
  • Damiani (MDB)
  • Milton Ribas (PP)

Eleições municipais 2024

As eleições municipais em primeiro turno ocorrem dia 6 de outubro. Um possível segundo turno deve ser realizado no dia 27 do mesmo mês.

  1. Rádio Centro América entrevista candidatos às prefeituras de Aragarças, Rondonópolis, Sorriso e Cáceres





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…