Ainda mais quente: São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus podem ter recorde histórico de calor


O Brasil poderá registrar temperaturas recordes de calor para 2024, nos próximos dias. As cidades de São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus devem registrar números históricos, especialmente no dia 15 de setembro, que pode ser o mais crítico da onda de calor.

Uma massa de ar quente que atua no país deve ser potencializada pela aproximação de uma nova frente fria e causar esses novos recordes, segundo a previsão do instituto de meteorologia Climatempo.

Esse é o chamado “efeito pré-frontal” em que o calor é intensificado antes da chegada da frente fria. Esse fenômeno ocorre uma vez que o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil, explicou o Climatempo.

De acordo com a previsão, a capital paulista pode alcançar os 35°C no dia 15 de setembro, superando o recorde anterior de 34,7°C.

Além disso, o ar seco e a ausência de frentes frias devem contribuir para a manutenção desse calor intenso, e a tendência é de que a massa de ar quente permaneça dominante até a chegada da frente fria, em São Paulo.

Em Goiânia, um novo recorde também deve ser batido no dia 15 de setembro. A expectativa é que a cidade supere a marca histórica anterior de 38,9ºC e atinja os 39°C.

Junto à baixa umidade do ar e à forte atuação do sol, as temperaturas recordes tornam a sensação térmica ainda mais extrema, colocando a população de Goiânia em estado de alerta.

A previsão para Brasília é que a temperatura bata 34°C, superando o recorde anterior de 32,8°C. As queimadas já impactam a região que agravam o calor e dificultam a dispersão da fumaça, aumentando a sensação de abafamento.

Em Manaus, a temperatura pode alcançar 39°C no dia 15 de setembro, igualando o recorde histórico da cidade registrado no último 11 de setembro. Junto à alta umidade típica da região, o calor será ainda mais forte, trazendo desconforto para a população e aumentando a demanda por medidas de prevenção à saúde.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fogo destrói completamente casarão de fazenda no Pantanal; veja vídeo

Um incêndio destruiu completamente a sede da Fazenda Berenice, na região de Nhecolândia, no Pantanal…

Chacina deixa cinco pessoas mortas em Salvador

Cinco pessoas foram mortas em uma chacina na noite deste sábado (19), em Salvador. A…

Bombeiros controlam 18 incêndios florestais em MT no fim de semana

A chuva chegou em Mato Grosso mas o trabalho do Corpo de Bombeiros não acabou.…