Incêndios devastam mais de 50% das cidades de MT e mais de mil militares atuam em combate


O estado de Mato Grosso pede socorro, isso porque 56,34% do território foi atingido por fogo, nesta que é uma temporada histórica de incêndios florestais. De acordo com dados publicados nessa sexta-feira (13), do BDQueimadas, uma plataforma do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 80 dos 142 municípios do estado sofreram com queimadas. Mais de mil militares trabalham em regime de revezamento para controlar o fogo que ameaça diversas regiões.

Os dados ainda mostram que o Cerrado foi o bioma mais afetado, com 673 focos de incêndio, seguido da Amazônia (439) e do Pantanal (267). Vale lembrar que o território mato-grossense é composto pelos três biomas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há 51 incêndios ativos em Mato Grosso. O destaque é para Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, equipes combatem, com apoio de 1 avião, dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul.

Além disso, brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes) estão atuando no combate a incêndios florestais que atingem regiões dentro e fora do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A última atualização, emitida em 11 de setembro, confirma área queimada de 36.290 hectares atingidos em todo o município da Chapada, sendo 3.807 na área do Parque Nacional.

Por esse motivo, o ICMBio afirmou que todas as atrações do parque estão temporariamente fechadas para os processos de investigação da causa dos incêndios, bem como a risco iminente de novos.

  1. Cortina de fogo impressionante atravessa Parque Indígena Xingu em MT

  2. Homem que ateou fogo na namorada e a enterrou viva é preso em MT

  3. Cena apocalíptica: redemoinhos de fogo devastam cidade de MT





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Procurando uma oportunidade? Sine tem 384 vagas de emprego

O Sine Municipal anunciou 384 oportunidades no mercado de trabalho. As vagas abrangem diversas áreas…

Primeiro-ministro holandês não comparecerá à COP29 após ataque a torcedores israelenses

O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, não comparecerá à reunião da COP29 no Azerbaijão, que começará…

Suspeitos de integrar Comando Vermelho na Bahia morrem em confronto com policiais

Quatro homens suspeitos de integrar o Comando Vermelho na Bahia morreram após confronto com policiais,…