Diversas regiões de Mato Grosso do Sul registraram chuva e tempestade neste final de semana, devido ao alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para as regiões sudeste e leste do estado.
Neste domingo (15), o alerta de risco de tempestade se expandiu para o centro do estado, afetando 27 municípios, que podem enfrentar chuvas e ventos fortes ao longo do dia.
De acordo com o Inmet, nas áreas sob alerta, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo em algumas localidades.
-
Sábado tem previsão de tempestade em 41 cidades de MS; confira quais
-
Entenda os perigos da chuva preta
Apesar do alerta, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações ou alagamentos é considerado baixo.
Segundo a Climatempo, em Campo Grande, a chuva deve chegar no período da tarde, com a umidade relativa do ar variando entre 48% e 82%.
As temperaturas na capital serão um pouco superiores às registradas no sábado (14), com mínima de 21ºC e máxima de 32ºC.
No entanto, o volume de chuva previsto é de apenas 1,2 mm, insuficiente para aliviar a sensação de abafamento que persiste na cidade nas últimas semanas.
A expectativa é de que as chuvas retornem de forma mais significativa apenas na próxima semana, embora o volume ainda fique abaixo do ideal.
O retorno das chuvas ao estado é reflexo da frente fria que avança sobre Mato Grosso do Sul.
Os municípios sob alerta de tempestade são:
- Anastácio;
- Anaurilândia;
- Aquidauana;
- Bataguassu;
- Bodoquena;
- Bonito;
- Brasilândia;
- Campo Grande;
- Corguinho;
- Corumbá;
- Dois Irmãos do Buriti;
- Jaraguari;
- Ladário;
- Maracaju;
- Miranda;
- Nioaque;
- Nova Alvorada do Sul;
- Nova Andradina;
- Porto Murtinho;
- Ribas do Rio Pardo;
- Rio Brilhante;
- Rio Negro;
- Rio Verde de Mato Grosso;
- Rochedo;
- Santa Rita do Pardo;
- Sidrolândia;
- Terenos.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.