Em meados do ano de 2022 moradores da cidade de Sapezal acompanharam nas redes sociais inúmeras publicações realizadas por alguns perfis falsos como espécie de “denúncias” de possíveis comportamentos ilícitos do governo municipal administrado pelo prefeito Valcir Casagrande entre outras afirmações envolvendo empresários e autoridades do município.
Os primeiros dois inquéritos de investigação foram instaurados pela polícia judiciária civil ainda no ano de 2022, os crimes aconteciam tanto no Instagram quanto no Facebook e no inquérito policial também consta registro de crime através do aplicativo Whatsapp contra o já mencionado acima atual prefeito Valcir Casagrande e sua ex-esposa Luci Vânia. Através de investigações a Polícia Civil conseguiu identificar o autor dos crimes que atualmente é candidato a vereador na cidade de Sapezal, o empresário Jeferson Márcio Barbiero.
Antes do indiciamento foi realizado um mandado de busca e apreensão na residência e nos dois estabelecimentos comerciais de Jeferson onde dentre os objetos apreendidos estavam celulares que eram utilizados para cometer os crimes, esses aparelhos foram periciados e inclusive no ato do cumprimento do mandato de busca os perfis falsos que estavam sendo investigados encontravam-se “logados” nos aparelhos de posse do empresário.
As vítimas que sofreram calúnias e difamações aguardavam ansiosamente a conclusão dessa investigação para que as medidas cabíveis fossem tomadas e que o autor seja responsabilizado pelos crimes cometidos. As “fakes news” podem ser nocivas à sociedade, pois podem criar conceitos equivocados e expectativas errôneas sobre a reputação de uma pessoa.
O candidato a vereador foi indiciado e denunciado por pelo menos quatro crimes, além de falsidade ideológica. Em caso de atualizações sobre esse assunto a equipe do Sapezal Notícias trará mais informações.