Fogo já consumiu em Chapada o equivalente a 9,5 mil campos de futebol


De acordo com o informativo do ICMBio (Instituto Chico Mendes), nesta segunda-feira (16) os brigadistas atuaram para conter incêndios dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que fica a 65 km de Cuiabá, nas áreas da Fazenda Chafariz, Córrego Porteira e Rio Claro. A estimativa da área atingida pelo fogo é de aproximadamente 9,5 mil hectares desde o mês passado, 21 de agosto.

Para se ter uma noção da destruição, a área queimada equivale a 9,5 mil campos de futebol já que, conforme a Fifa (Federação Internacional de Futebol), o tamanho máximo de um campo de futebol deve ser de 120 metros de comprimento por 90 metros de largura, ou seja, 10.800 m², o que corresponde a 1,08 hectare.

Desde domingo (15), cerca de 35 brigadistas atuam na linha de frente ao combate, além de realizar atividades de monitoramento e prevenção de incêndios com a construção de linhas de defesas em pontos estratégicos.

Com risco de novos incêndios, vários atrativos do parque foi fechado, como: Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeirinha, Morro de São Jerônimo e Circuito das Cachoeiras não poderão ser acessados.

Incêndios florestais Parque Nacional da Chapada dos Guimarães 2024. (Fonte: ICMBio)

Em Mato Grosso, foram registrados 420 focos de calor, nesta segunda-feira, conforme o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sendo 203 na região da Amazônia e 217 no Cerrado.

Incendios florestais Parque Nacional da Chapada dos Guimaraes 2024 2
Incêndio em Chapada dos Guimarães. (Fonte: ICMBio)

Segundo relatório do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, as equipes estão dando apoio ao Instituto, com um avião, para combater incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico, em Chapada dos Guimarães e, nas últimas 24 horas, segue combatendo 38 incêndios no Estado. Mais de mil militares trabalham em regime de revezamento.

No Pantanal mato-grossense, os militares contam com um avião, 17 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos para conter os incêndios na região da Reserva Particular do Patrimônio Natural – Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Parque Estadual do Guirá, Cáceres; e em Poconé.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combatem incêndios nos municípios de: Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Juína, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Mutum, Diamantino, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Alto Paraguai, Ribeirão Cascalheira, Paranatinga, União do Sul, Novo Santo Antônio, Alto Araguaia, Poxoréu e Sorriso.

Incêndios criminosos

O Instituto Chico Mendes também já iniciou os processos de investigação da causa dos incêndios. Entre os dias 01 de janeiro a 16 de setembro de 2024, a Polícia Civil de Mato Grosso autuou em flagrante 20 pessoas pelo crime de provocar incêndio, bem como foram lavrados 18 procedimentos de Auto de Prisão em Flagrante.

No mesmo período, a Polícia Civil instaurou o total de 122 procedimentos investigativos para apurar incêndios criminosos, e já foram indiciadas 112 pessoas.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estudo revela que 79% das mortes por armas de fogo atingem homens negros

Um estudo publicado pelo Instituto Sou da Paz, mostra os impactos da violência armada na…

Candidatos votam em eleições no Uruguai

Os candidatos Yamandú Orsi, de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, registraram seus votos no…

Trem tem curto-circuito e pega fogo em estação de São Paulo

Um trem da linha 9-Esmeralda pegou fogo no final da manhã deste domingo (24), na…