Peru declara estado de emergência em regiões atingidas por incêndios florestais

CNN Brasil


A presidente do Peru, Dina Boluarte, decretou nesta quarta-feira (18) estado de emergência nas três regiões mais afetadas pelos incêndios florestais que devastam territórios andino e amazônico. Pelo menos 16 pessoas morreram no país.

As regiões no norte com densa florestas do Amazonas, San Martín e Ucayali vão estar sob as novas medidas emergenciais, disse Boluarte, ao atender a demanda das autoridades locais por mais recursos para enfrentar as chamas.

Incêndios florestais são frequentes no Peru entre os meses de agosto e novembro, em grande parte pela queima da pastagem seca para expandir a terra cultivável e, em alguns casos, por posseiros, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

O primeiro-ministro peruano pediu, na segunda-feira (16), que as pessoas parassem de queimar as pastagens enquanto milhares de hectares foram atingidos pelas chamas.

O governador de Ucayali pediu pelo auxílio de aeronaves militares para apoiar os bombeiros e voluntários na tarefa de apagar os incêndios que chegaram a territórios de difícil acesso e que estão destruindo as produções de palma e cacau da região.

Dado de satélite da agência espacial brasileira no início deste mês mostrou recorde de 346.112 incêndios em toda América do Sul, ultrapassando o recorde registrado em 2007 de 345.322, em uma série histórica iniciada em 1998.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Suposto advogado é preso com drogas e munições em Salvador

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e…

um gole da história nas suas mãos

As Belgian Saison são verdadeiras embaixadoras da tradição cervejeira belga. Originárias das regiões rurais da…

Trump e aliados abrem processos antes da eleição dizendo que não cidadãos poderão votar

Donald Trump e seus aliados republicanos estão intensificando acusações infundadas de que a eleição presidencial…