O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou contra a tendência perigosa de usar objetos civis em operações militares em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York na quarta-feira (18).
Explosões de dispositivos de comunicação sem fio no Líbano resultaram em dezenas de mortos e milhares de feridos nos últimos dias.
Na coletiva de imprensa, quando perguntado se isso poderia ser um precedente perigoso para a guerra futura, Guterres disse: “De fato, acho muito importante que haja um controle efetivo de objetos civis, não para armar objetos civis. Essa deve ser uma regra que os governos em todos os lugares do mundo devem ser capazes de implementar”.
Em uma declaração na terça-feira (17), o Hezbollah acusou Israel de ser “totalmente responsável pela agressão criminosa que também teve como alvo civis”, ameaçando retaliar. Israel ainda não comentou sobre as explosões.
As tensões ao longo da fronteira Líbano-Israel aumentaram em 8 de outubro de 2023, após uma bateria de foguetes lançados pelo Hezbollah em direção a Israel em solidariedade ao ataque do Hamas no dia anterior. Israel então retaliou disparando artilharia pesada em direção ao sudeste do Líbano.
Na quarta-feira, o ministro da Defesa israelense Yoav Gallant anunciou que Israel está “no início de um novo estágio da guerra” contra o Hezbollah.