A Instituição Sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para um curso, totalmente gratuito, que vai abordar a produção audiovisual como ferramenta aliada no combate ao racismo. Você que é educador da rede pública ou privada, estudante de pedagogia, licenciatura em geral, aproveite o curso “Letramento Racial e Cultura Digital” que faz parte do 9º Festival Hacka Kids.
As inscrições ficam abertas até o dia 26 de setembro, às 12h (horário de Brasília), e podem ser feitas pelo formulário através do link.
Serão, ao todo, 9 encontros. As aulas serão entre os dias 01/10 a 26/11, toda terça-feira, das 19h às 21h (horário de Brasília), via Google Meet.
Ao Primeira Página, o coordenador de Infâncias e Famílias do Cinema Nosso, Carlos Vieira, explica que os estudantes trazem à escola questões e desafios que vivenciam no seu dia dia, em que muitas vezes, foge do processo de ensino e aprendizado.
Por isso, o curso vai auxiliar também os professores, que muitas vezes estão no papel de orientador e mediador dos conflitos.
“Vimos a necessidade dos educadores estarem atualizados sobre as discussões referentes às relações étnico-raciais e, assim, estejam capacitados para levantar debates e intervir quando necessário, cumprindo o papel da escola de preparar os estudantes para a vida em sociedade”.
A proposta é investigar o papel da produções audiovisuais como aliada, que inclui letramento racial no ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, no currículo escolar.
O curso terá a participação da professora Thais Lourenço, psicóloga clínica, mestranda em Relações Étnico-Raciais no Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e Pós-Graduada em Direitos Humanos, Saúde e Racismo pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz).
-
Qual é o salário de um prefeito? Cuiabá tem o 7º mais alto do Brasil
-
É falso que comprovante de votação serve como prova de vida do INSS
-
Está em busca de emprego ou estágio? Há mais de 4,7 mil oportunidades em MT