Filhote de baleia semialbino é visto no litoral de Santa Catarina; veja imagens

CNN Brasil


Uma expedição científica sobrevoou o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nas últimas segunda-feira (16) e terça-feira (17). Durante os dois dias, pesquisadores do Projeto Franca Austral (ProFRANCA) avistaram 216 baleias-francas, espécie ameaçada de extinção no Brasil.

Entre os animais, um filhote semialbino com sua mãe foi visto na praia de Itapirubá, em Imbituba (SC). A coloração é rara e aponta maior diversidade genética que significa crescimento da população — motivo de comemoração por parte dos pesquisadores.

O semialbinismo ocorre em indivíduos com o cromossomo X alterado. Os especialistas explicam que as baleias com essa condição geralmente são machos, por conta de terem apenas um cromossomo X, e têm mãe com manchas cinzas.

Os pesquisadores sobrevoaram um trecho entre Cidreira, no litoral norte gaúcho, e Florianópolis (SC). Foram avistadas 107 mães, cada uma com um filhote, além de dois adultos solitários.

Esse período é o de mais visitas desses cetáceos à costa brasileira. Desde a década de 1980, o maior número registrado foi de 273 baleias avistadas, em 2018. No ano passado foram contabilizadas 225.

O número de baleias registradas aponta que os animais estão em ritmo crescente de reprodução e respondem positivamente à recuperação populacional. As baleias-francas foram alvo de caça no Brasil e, atualmente, são cerca de 500 indivíduos e têm uma taxa de crescimento de apenas 4% ao ano.

“O monitoramento aéreo é fundamental para entendermos como as baleias-francas estão respondendo aos esforços de conservação da espécie, tendo em vista que a partir dele podemos estimar os parâmetros demográficos da população”, afirma Eduardo Renault, gerente de Pesquisa do ProFRANCA.

A ação foi uma parceria entre o Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e do ProFRANCA, realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fuga de cérebros na Argentina: cientistas deixam país por falta de financiamento

Renomados cientistas argentinos estão fazendo as malas para deixar o país. O impacto do corte…

Ônibus com time de futebol americano tomba e mata 3 pessoas na Dutra

Pelo menos três integrantes do Coritiba Crocodiles, time de futebol americano, morreram no tombamento de…

Confira as atrações do Rock in Rio 2024 deste sábado

Na penúltima noite do Rock in Rio 2024, o festival promete uma celebração da diversidade…