A cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, pode ficar sem energia elétrica por cinco dias, a partir deste domingo (22) até a próxima sexta-feira (27). A concessionária Energisa afirma que foi surpreendida pelo anúncio de um desligamento emergencial, que será feito pela companhia Eletronorte para manutenção de transformadores.
Desligamento de energia
Por meio de uma carta ao município, a concessionária de energia afirmou que foi informada do desligamento na última segunda-feira (16).
Segundo a carta, o serviço de transmissão leva a energia gerada no país até empresas que a distribuem para casas, empresas e indústrias. Os sistemas são independentes, mas acabam impactados quando um deles falha.
Por isso, a concessionária se manifestou contra a manutenção anunciada pela Eletronorte, que pode reduzir em 25% a capacidade de transmissão de energia para a cidade.
No documento, a Energisa afirma que solicitou à Eletronorte que trabalhe com 20% do sistema, que seria suficiente para substituir a falta do transformador que passará por manutenção.
Porém, a companhia elétrica teria “negado o pedido, mantendo os impactos de corte de energia, que serão solicitados pelo ONS em certos horários durante o período de manutenção”.
Em tentativa de diminuir os dados, a concessionária de energia afirmou que deve instalar uma subestação móvel na cidade e realizar manobras para minimizar os impactos e evitar desligamentos em serviços essenciais como saúde e abastecimento de água.
A concessionária notificou, segundo consta na carta, a companhia de energia e o ONS (Operador Nacional do Sistema), além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia.
Confira abaixo a carta enviada pela Energisa:
Reunião com prefeito
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, convocou uma reunião com lideranças da sociedade na manhã deste sábado (21), para debater o assunto da possível falta de energia na cidade.
A reunião ocorre no gabinete do prefeito, desde às 8h.
O outro lado
O Primeira Página tenta contato com a empresa de energia Eletronorte.
Canais de atendimento
Três canais de atendimento foram disponibilizados para que a população possa falar com a concessionária no período de corte de energia; são eles:
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