A cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, pode ter cortes de energia por cinco dias, a partir deste domingo (22) até a próxima sexta-feira (27). A previsão é que os cortes ocorram entre as 19h às 4h.
A concessionária Energisa afirma que foi surpreendida pelo anúncio de um desligamento emergencial, que será feito pela companhia Eletronorte para manutenção de transformadores.
Por meio de uma carta ao município, a concessionária de energia afirmou que foi informada do desligamento na última quarta-feira (18).
Segundo a carta, o serviço de transmissão leva a energia gerada no país até empresas que a distribuem para casas, empresas e indústrias. Os sistemas são independentes, mas acabam impactados quando um deles falha.
Por isso, a concessionária se manifestou contra a manutenção anunciada pela Eletronorte, que pode reduzir em 25% a capacidade de transmissão de energia para a cidade, com determinações de corte de fornecimento por parte do ONS (Operador Nacional do Sistema), em horários de pico de consumo, geralmente entre a noite e início da madrugada.
Ao Primeira Página, a Energisa afirmou que os cortes de energia se concentrarão mais em empresas e áreas rurais na cidade, onde a demanda elétrica é maior.
No documento, a concessionária afirma que solicitou à Eletronorte que trabalhe com 20% de sobrecarga do sistema, que seria suficiente para substituir a falta do transformador que passará por manutenção.
A concessionária notificou, segundo consta na carta, a companhia de energia e o ONS, além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia.
Porém, a companhia elétrica teria “negado o pedido, mantendo os impactos de corte de energia, que serão solicitados pelo ONS em certos horários durante o período de manutenção”.
Em tentativa de diminuir os danos, a concessionária de energia afirmou que deve instalar uma subestação móvel na cidade e realizar manobras para minimizar os impactos e evitar desligamentos em serviços essenciais como saúde e abastecimento de água.
Confira abaixo a carta enviada pela Energisa:
Reunião com prefeito
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, convocou uma reunião com lideranças da sociedade na manhã deste sábado (21), para debater o assunto da possível falta de energia na cidade. A reunião ocorre no gabinete do prefeito, desde às 8h.
Uma das alternativas encontradas pelos representantes foi remanejamento de uma sobrecarga de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, para Sorriso, por meio de uma subestação móvel da Energisa, o que pode diminuir os impactos do desligamento emergencial.
Segundo o prefeito, com essa redistribuição de energia entre as cidades, o prazo para que os cortes terminem deve diminuir para quatro dias. Veja abaixo a fala de Ari Lafin:
No vídeo, o prefeito afirma, ainda, que não haverá falta de energia ou desligamento total do fornecimento na cidade. Além disso, ele pede que a população contribua com a situação, evitando gastos desnecessários para não sobrecarregar o sistema durante os dias de cortes emergenciais.
O outro lado
O Primeira Página tenta contato com a empresa de energia Eletronorte.
Canais de atendimento
Três canais de atendimento foram disponibilizados para que a população possa falar com a concessionária no período de corte de energia; são eles:
-
Queimadas em fios de energia aumentam mais de 150% em 2024
-
Pela segunda vez: casa de carne em Cuiabá é flagrada furtando energia elétrica
-
Tarifa vermelha: calor e seca deixam conta de energia mais cara